Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título HOSPITAL PÚBLICO DE PEDIATRIA NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
GILSANDRA DE LIRA FERNANDES (Relator)
THAÍS GRILO MOREIRA XAVIER
GABRIELA MARIA FERNANDES DE ALENCAR
LUCIANA FERREIRA DE SOUZA
JOSÉ ALISSON PIMENTEL DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo, pactuado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde. O Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM) é uma instituição especializada na área infantil mantida pela esfera administrativa estadual. Desenvolve ações de atenção à saúde orientada pela segurança do paciente, cuidado e responsabilidade social. É considerada a referência no Estado na média e alta complexidade. Funciona com atendimento de Urgência e Emergência, tratamento clínico, realização de cirurgias geral e especializadas, além do ambulatório com atenção à múltiplas especialidades. Como parte da sua missão institucional promove ações para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e formação para o SUS. Em 2011 foi dado inicio à implementação de estratégias à integração do ensino-serviço, com base nas Diretrizes do SUS e nos eixos norteadores da Rede Escola SUS-PB, visando à formação e capacitação de recursos humanos, pesquisas em saúde e tecnologias. OBJETIVO: O estudo tem por objetivo apresentar o histórico evolutivo do CPAM, o qual corrobora para o avanço no seu perfil de integração do ensino ao serviço. METODOLOGIA: Estudo descritivo acerca de um relato de experiência visando apresentar a vivência da transformação do CPAM em hospital escola. RESULTADOS: No intuito de fortalecer um perfil de ensino-serviço, o CPAM realizou readequações na estrutura física favorecendo a integração entre estudantes, preceptores e os profissionais; intensificou as atividades de educação permanente, efetuou convênios entre o Centro Formador de Recursos Humanos-CEFOR/PB com as instituições de ensino técnico e superior (públicas e privadas), com aumento anual significativo do número de alunos recebidos no Complexo; recebe alunos em intercâmbio, além de implantar os Programas de Residências Médica e Multiprofissional em Pediatria, constituindo uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu. CONCLUSÃO: A integração ensino-serviço contribui positivamente a todos os programas de formação existentes na instituição, aos residentes e a equipe multiprofissional, pois proporciona espaços mútuos e coletivos de treinamento em serviço, de forma técnica e científica, melhorando assim a qualidade da assistência oferecida aos usuários.