Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A CONCEPÇÃO DO USUÁRIO ACERCA DO PROCESSO DE ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
ÉLIDA DE FÁTIMA DINIZ SOUZA (Relator)
JAMAYANA LIMA DE SOUZA
GERSON DA SILVA RIBEIRO
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
A Estratégia Saúde da Família – ESF vem com o objetivo de melhorar o estado de saúde da população e reorganizar o modelo vigente de atenção à saúde, em uma lógica de vigilância à saúde centrada na promoção da qualidade de vida da família a partir do ambiente onde vive. O Acolhimento é uma estratégia fundamental, pois consiste na reorganização do processo de trabalho de maneira a atender a todos que procuram os serviços de saúde. Pretende uma mudança no fluxo de entrada dos usuários, através de uma escuta qualificada por profissionais com o objetivo de identificar risco/vulnerabilidade que considere as dimensões subjetivas, biológicas e sociais do adoecer e, dessa forma, orientar, priorizar e decidir sobre os encaminhamentos necessários para a resolução do problema do usuário. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quanti-qualitativa, realizada na cidade de João Pessoa-PB, mas especificamente, na área de abrangência do Distrito Sanitário II, no bairro do Geisel, na E.S.F Geisel III. A amostra se constituiu de vinte (20) usuários do referido serviço. Após a análise dos dados, chegamos as seguintes conclusões: 75% dos entrevistados são do gênero feminino e 25% do gênero masculino, com idade compreendida entre 18 – 39 anos, portadores do 2º grau completo. Quando perguntados, sobre o que é acolhimento a grande maioria define como ser bem atendido. No que se refere á importância do processo de acolhimento implantado na estratégia de saúde do Geisel III, todos afirmam ser de suma importância, no que se refere á justificativa, dizem não precisar chegar mais tão cedo para pegar fichas, acabaram as filas de espera e todos são ouvidos e atendidos de acordo com a necessidade de cada um. Ao serem questionados sobre o relacionamento deles com os profissionais da unidade, 55% afirma ser ótimo e 45% bom. Então o acolhimento pressupõe que o encontro entre trabalhadores da equipe de saúde com os usuários seja marcado pela disponibilidade em receber, escutar e tratar com humanização, considerando suas necessidades e potencialidades estabelecendo, desta maneira, uma relação de interesse, confiança e apoio mútuo.