Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE PEDIATRIA EM ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO NO CUIDADO INTEGRADO
Autores
GABRIELA MARIA FERNANDES DE ALENCAR (Relator)
GILSANDRA DE LIRA FERNANDES
ADELANE RENALI COUTINHO DA SILVA
LUCIANA FERREIRA DE SOUZA
CECÍLIA CAVALCANTI GUEDES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação permanente baseia-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. Potencialidades dessa estratégia são: fortalecimento do controle social; repolitização do Sistema Único de Saúde (SUS); incentivo ao protagonismo de usuários e trabalhadores no processo saúde e doença e a produção de um impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva da população. O Serviço Público de Pediatria conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras especialidades. Nesse contexto, buscou-se estratégias para vivenciar a interdisciplinaridade na construção do cuidado integrado, a partir do levantamento das necessidades de capacitação profissional, objetivando a captação de temáticas comuns aos profissionais da saúde e demais trabalhadores para a planejamento de ações educativas integradas. OBJETIVO: Relatar a experiência de capacitar profissionais de saúde e outros profissionais na perspectiva do cuidado integrado. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado no Complexo de Pediatria do Estado da Paraíba, no período de dezembro de 2014 a maio de 2015, através de oficinas de sensibilização para a identificação de problemas prioritários, atores envolvidos, estratégias de solução e formas de avaliação. RESULTADOS: Participaram das oficinas os gestores de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Custo Hospitalar, SAME, Radiologia, Núcleo de Saúde do Trabalhador, Contas médicas e Lavanderia. Os principais problemas descritos foram comunicação interprofissional, espaço físico para reuniões, preenchimento inadequado dos impressos hospitalares/ambulatoriais, capacitação dos profissionais, integração da equipe multiprofissional, ética profissional, entre outros. CONCLUSÃO: O espaço para discussão dos principais problemas vivenciados em um serviço público de pediatria, a partir da percepção de diferentes profissionais de saúde e demais colaboradores, proporcionou-nos reflexão crítica da necessidade de capacitação profissional na perspectiva do cuidado integrado, ressaltando a importância da educação permanente para a melhoria da qualidade da assistência aos usuários.