Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PREDISPOSIÇÃO PARA SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
LAYSA ISMERIM CALVACANTE (Relator)
CLEIDINALDO RIBEIRO DE GOES MARQUES
IRLA KAROLINE NUNES DA ROCHA
YASMIM ANAYR COSTA FERRARI
CARLA GRASIELA SANTOS DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A síndrome de Burnout é considerada um agravo ocupacional de caráter psicossocial que afeta o mundo do trabalho atualmente. Ela surge das situações de estresse crônico, proveniente de relações intensas no ambiente de trabalho, gerando graves problemas aos trabalhadores. É caracterizado em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional reduzida. Na academia, o aluno recém-egresso depara-se com situações diferentes daquelas vivenciadas no período escolar e que demandam adaptação. Tais situações podem ser avaliadas como estressoras e influenciar no seu processo de formação. Objetivo: Avaliar a suscetibilidade dos acadêmicos do curso de enfermagem para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, destacando os principais fatores desencadeantes. Metodologia: Trata-se de um levantamento bibliográfico a partir das bases de dados Scielo e Lilacs, nas quais foram utilizados os descritores: estudantes, enfermagem e síndrome de Burnout. Limitada a artigos em português, publicados após o ano de 2010, sendo utilizados 11 com base no interesse despertado e a validade das suas conclusões. Resultados: Em toda a investigação foi encontrada a descrição, verificação e caracterização dos fatores estressores presentes no transcorrer do curso de graduação em enfermagem, independentemente do período, incluindo: diferenças entre o que aprendem na teoria e a realidade com que se deparam, a submissão a processos de avaliação, cumprimento de uma carga semanal extensa e distribuída em turnos, realização de outras atividades curriculares. Verificou-se que tais situações vivenciadas se refletem na qualidade de vida, evidenciado por manifestações clinicas que envolvem a conduta psicossocial e emocional. Apesar das situações potencialmente estressoras, não foi encontrada manifestação da síndrome. Considerações finais: As situações vivenciadas pelos estudantes levam ao desenvolvimento de estresse e dificuldade em organizar-se às novas funções estabelecidas,exigindo-lhes maior disciplina, responsabilidade, habilidade e que quando não bem executadas, pode-se levar à instabilidade emocional e conduta desadaptada, fatores estes predisponentes à síndrome. A partir disso, deseja-se que os dados levantados pelo estudo ampliem o conhecimento sobre tal situação dos estudantes de enfermagem e que possam ampliar as possibilidades de uma melhor organização dos seus cursos de graduação, visando um ambiente acadêmico mais produtivo e menos desgastante.