Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIA DE AVALIADORES EXTERNOS
Autores
LOURIVAL GOMES DA SILVA JÚNIOR (Relator)
CRISTHIANO NEIVA SANTOS BARBOSA
GUILHERME GUARINO DE MOURA SÁ
BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: No sentido de qualificar cada vez mais e garantir a qualidade da Atenção Básica no Brasil, o Ministério da Saúde propõe várias iniciativas, entre elas, destaca-se o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O principal objetivo do programa é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia de um padrão de qualidade. OBJETIVO: Relatar a experiência da atuação de avaliadores externos na fase 03 do PMAQ-AB. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca da atuação profissional enquanto avaliador externo do PMAQ-AB, realizado na região sul do estado do Piauí. RESULTADOS: A experiência serviu para fortalecer os conhecimentos adquiridos na graduação. Os avaliadores foram divididos por regiões, sendo responsáveis pela avaliação in loco do serviço prestado pelas Equipes de Saúde da Família, avaliando também a opinião dos usuários do serviço e a qualidade da estrutura física das unidades. Percebeu-se realidades completamente distintas, uma vez que alguma unidades básicas mal funcionavam por falta de recursos, outras situações mostraram a insatisfação dos profissionais por não terem sido beneficiados com os recursos do programa na avaliação anterior. Além disso, muitas vezes se observou uma tentativa de esconder a realidade, maquiando ações e registros. CONCLUSÃO: A experiência fortaleceu a construção de um novo olhar acerca de estratégias de atuação com vista a melhorar o acesso e a qualidade dos serviços que poderão ser prestados pelos avaliadores externos quando futuramente forem atuar na Atenção Básica. Nesse contexto, a explanação acerca desta temática é fundamental, especificamente com relação a buscar aprimorar as avaliações e corrigir lacunas nos instrumentos de avaliação.