Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A COLETA SELETIVA COMO TEMA DE GRUPO TERAPÊUTICO COM USUÁRIOS DO CAPS-CAMINHAR
Autores
MARIANA CAMILA V. FERNANDES (Relator)
ANNA LUIZA CASTRO GOMES
JOÃO EUCLIDES FERNANDES BRAGA
THAYZA COSTA DE OLIVEIRA LIMA
MAYRA RAQUEL LIMA LIRA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente a luta pela conservação do meio ambiente e a própria sobrevivência doser humano no planeta, está diretamente relacionada com a questão do lixo urbano. A problemática do lixo, se agrava, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico. Uma das formas de recolhimento do lixo é através da coleta seletiva que de acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, consiste no recolhimento diferenciado de resíduos sólidos que foram selecionados de forma prévia com o intuito de encaminha-los para a reciclagem, compostagem, reuso ou incineração. Essa prática de separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos facilita a reciclagem dos materiais, pois estes estando limpos facilitam o reaproveitamento e a comercialização desses materiais. OBJETIVO: Abordar com os usuarios do CAPS – Caminhar a relevância da coleta seletiva relacionando-a ao processo de reciclagem. METODOLOGIA: O grupo terapêutico foi desenvolvido pelos alunos de enfermagem matriculados na disciplina Saude Mental II da Universidade Federal da Paraíba com os usuarios do CAPS – Caminhar no município de João Pessoa – PB e foi desenvolvido em 3 momentos. O 1º momento foi realizado uma dinâmica de apresentação entre os participantes do grupo. No 2º momento foi debatido o tema e os usuarios foram convidados a colocar figuras de lixos no local correto de descarte. No ultimo momento os usuarios falaram de suas experiências com o grupo e receberam uma lembrança feita de material reciclado. RESULTADOS: Pode-se perceber o entrosamento e colaboração dos usuarios com os alunos de enfermagem. No 2º e 3º momento os usuarios demonstraram que haviam aprendido sobre a importância da coleta seletiva e o destino de cada tipo de material. A ação também proporcionou aos alunos conhecer e entender o funcionamento do CAPS e desmistificar pessoas com transtornos mentais. CONCLUSÃO: É perceptível os resultados positivos com o desenvolvimento de atividades educativas com usuarios do CAPS, sendo assim, propõem-se que mais atividades com esta sejam realizadas.