Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA ÓTICA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DEIVIANE LUCIO FERNANDES (Relator)
ANNA POLIANNA BATISTA FERREIRA MARQUES
JULIANY MOREIRA FERREIRA
URSULA HÉRICA DOS SANTOS MOURA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
O ambiente hospitalar proporciona aos acadêmicos de enfermagem diversas vivências, as quais são fundamentais para a formação dos futuros profissionais. O estágio extracurricular é uma fase de grande importância na vida de qualquer acadêmico, pois é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e coloca-los em prática, compreendendo que o compartilhar de saberes é primordial para a construção de novos conhecimentos. Diante desse contexto objetivou-se relatar a visão de acadêmicas a partir de vivências em estágio extracurricular. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas de enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA, Unidade Descentralizada de Iguatu, durante um estágio extracurricular em um hospital público do município de Icó – CE, no período de janeiro a junho de 2015. Ao ser inserida na ambiência hospitalar constatou-se a grande relevância do estágio extracurricular durante a graduação de enfermagem, pois é a partir deste que os acadêmicos são oportunizados com saberes necessários à formação. Os atuantes da ciência do cuidar precisam está capacitados para prestarem uma assistência adequada, pois muitas vezes o estágio curricular obrigatório oferecido durante a graduação nem sempre possibilita o aprendizado necessário para uma atuação eficiente. A partir do processo de observação da práxis, a ação e reflexão dos acadêmicos refletem em maior aptidão para o planejamento e implementação de estratégias para futuras intervenções de enfermagem no espaço hospitalar. Diante desse panorama, observou-se que o estágio extracurricular vem se tornando cada vez mais primordial durante a graduação de enfermagem, uma vez que é inviável o compartilhar de experiências durante os estágios proporcionados pela universidade. Logo, compete ao estabelecimento de assistência em saúde contribuir para o fortalecimento do elo pesquisa, ensino e saúde e ao acadêmico buscar oportunidades de estágios extracurriculares visando assim contribuir na sua formação profissional, assegurando maior qualidade da assistência de enfermagem.