Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE O PUERPÉRIO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
ODALEIA DE OLIVEIRA FARIAS (Relator)
FÁTIMA KARINE APOLONIO VASCONCELOS
JACQUELINE MOTA DA SILVA
IZAILDO TAVARES LUNA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O puerpério é um momento crítico e de transição na vida das mulheres. Nesta fase ocorrem modificações intensas nas dimensões biopsicossocial e comportamental, resultando em situações de vulnerabilidade para a puérpera. Logo, é fundamental um cuidado integral a mulher no pós-parto imediato. São cuidados essenciais nesta fase: ações educativas que promovam maior interação mãe-filho, orientação quanto aos cuidados ao RN, ao aleitamento materno e quanto à atividade sexual na fase puerperal, fornecimento de informações acerca do planejamento familiar. Assim, objetivou-se descrever a importância da educação em saúde na assistência direcionada ao período puerperal. Metodologia: Estudo de Revisão bibliográfica.Etapas: identificação da questão da pesquisa; definição dos critérios de inclusão e exclusão; categorização dos estudos pesquisados a partir do instrumento da coleta de dados; avaliação dos estudos pela análise minuciosa dos principais dados; interpretação e apresentação dos dados. O levantamento bibliográfico foi realizado nos meses de março e abril de 2015, na base de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde e no Repositório Scientific Electronic Library Online. Utilizou-se os descritores: Enfermagem; Pós-parto; Educação em Saúde, a partir da Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão dos artigos foram: artigo completo, disponível eletronicamente, com data de publicação entre os anos de 2010 e 2015, nos idiomas português e espanhol. Os critérios de exclusão foram artigos que não contemplassem o objetivo do estudo. Na busca inicial, foram encontrados 150 artigos. No entanto, apenas 9 responderam ao objetivo proposto e fizeram parte desta revisão. Resultados: As pesquisas mostraram que ações educativas acerca de planejamento familiar; amamentação, cuidados ao recém-nascido, assim como educação voltada à saúde no pós-parto tem um papel fundamental na assistência a puérpera, porque nesse processo de compartilhamento de informações dialogadas, o profissional pode prestar o cuidado qualificado norteado pelo conhecimento teórico adquirido e fundamentado no processo de escuta qualificada, de vínculo e de acolhimento. Conclusão: Visualizou-se que uma ação educativa dialogal, emancipatória, autônoma que aborde as principais necessidades da puérpera faz com que aumentem a sua confiança, através dos esclarecimentos de suas dúvidas, curiosidades, medos e inquietações que aparecem nessa fase da vida.