Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título COMPREENSÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autores
EVELINE DE OLIVEIRA BARROS (Relator)
JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA
THAÍZA FERREIRA DA COSTA
ANTÔNIO FERREIRA DA COSTA JUNIOR
MARIA CARMEN DE ARAÚJO MELO JARDIM
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: a Síndrome de Burnout (SB) acontece no meio laboral, caracterizada por um processo de resposta de cronificação ao estresse ocupacional, quando os métodos de enfrentamento falham ou são insuficientes, trazendo consequências negativas para o trabalhador, tanto no âmbito individual, como profissional, familiar e social. É considerada uma questão de saúde pública devido às implicações para a saúde física, mental e social dos indivíduos. Afeta profissionais que trabalham diretamente com pessoas, sendo observada alta prevalência entre os cirurgiões-dentistas, o que resulta em baixa satisfação profissional e consequente queda da produtividade e da qualidade dos serviços prestados. OBJETIVO: avaliar o conhecimento dos docentes de Odontologia acerca da Síndrome de Burnout METODOLOGIA: estudo exploratório-descritivo, quantitativo, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Privada de João Pessoa - PB. O universo do estudo foi constituído por 56 docentes do Curso de Odontologia, sendo a amostra composta por 28 professores. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário semiestruturado e os dados analisados através de estatística descritiva. Foram consideradas as preconizações da Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, em relação a pesquisa envolvendo Seres Humanos. RESULTADOS: dos 28 participantes do estudo, apenas 10 (36%) informaram ter conhecimento acerca da síndrome, os demais, 18 (64%), referiram não ter conhecimento, o que retrata uma situação preocupante, devido ao caráter sorrateiro desse mal, que pode estar presente de modo intermitente e avança com o tempo. Em estudo sobre tal síndrome com profissionais da área de saúde, foi revelado que a pouca importância dada a essa temática na formação de profissionais da área de saúde acontece, entre outros fatores, devido à visão distorcida de que conteúdos referentes à saúde do trabalhador podem ser aprendidos no decorrer da vida profissional. Esse é um dado preocupante, pois implica a ausência de implantação de medidas de combate, com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho CONCLUSÃO: o estudo evidenciou um número considerável de profissionais que alegaram desconhecer a doença, podendo - se constatar que há um déficit no que se refere à real compreensão da síndrome entre profissionais docentes da área de odontologia. Esse é um fato preocupante, uma vez que sua incidência, nessa categoria laboral, está entre as mais altas.