Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A DIDÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: O OLHAR DOS ACADÊMICOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Autores
FABIANA ANGELO FERREIRA (Relator)
KARLA FERNANDES DE ALBUQUERQUE
SANDRA MARINHO DE AZEVEDO SORAGE
SUZY DESIRÉE DE ALMEIDA LOPES BARÃO
ZAÍRA VERÍSSIMO DE AGUIAR
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Didática pedagógica é o estudo sistemático da educação, é a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. Objetivo: Identificar aspectos da didática e da prática pedagógica de professores do ensino superior sob a visão dos alunos do curso de Graduação em Enfermagem. Metodologia:Trata-se de um estudo de campo de caráter exploratório descritivo, com natureza qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de João Pessoa- PB tendo como sujeitos da pesquisa os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem do 8º período. Para a execução deste trabalho foi utilizado um questionário semi-estruturado como instrumento de pesquisa, enfocando os aspectos de estratégias de ensino, comportamentos e atitudes do professor. Para análise dos dados foi empregado à técnica de análise de conteúdo- Bardin.Resultados:Foram analisados 24 questionários, destes, 21 alunos são do sexo feminino e 03 do sexo masculino, sendo que a faixa etária variou de 22 a 59 anos, com predomínio entre 22 e 26 anos (83,3%). Quanto aos tipos de aulas comumente observadas, 50% dos alunos apontaram as aulas expositivas-participativas como predominantes em seu curso, 25% aulas práticas, 12,5% discussão/debates; 8,3% expositiva e nenhum dos alunos apontaram as dinâmicas de grupo, projetos e trabalhos realizados em sala de aula.Em relação à modalidade que poderia ser mais utilizada pôde-se destacar o item aulas práticas e discussão/debates com 62,5% e 25%, respectivamente, indicadas pelos alunos e um aluno (4,1%) sugeriu que a apresentação de vídeos poderia deixar a aula mais interessante.Revelou como importantes atributos de um bom professor o conteúdo e as estratégias de ensino emergindo daí, o grande desafio do professor universitário: domínio de métodos e recursos tecnológicos ou recursos pertencentes ao arsenal cientifico e cultural. Conclusão:O educador precisa dispor da oportunidade de mudar, disciplinar, criar, reconstruir, enriquecer a vida dos seus educandos, ultrapassando a concepção de dono do saber para tornar-se um investigador, um pesquisador crítico e reflexivo. O docente precisa ser criativo, articulador e, principalmente, parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem. Por sua vez, o aluno precisa ultrapassar o papel passivo de repetidor fiel dos ensinamentos do professor e tornar-se criativo, crítico, pesquisador e atuante para produzir o conhecimento.