Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA INDIVÍDUOS COM DIABETES EM INSULINOTERAPIA: REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
BRUNA RAFAELA FERREIRA DA SILVA LIMA (Relator)
TALITA MUNIQUE DE MELO RODRIGUES
TAHISA FERREIRA DA SILVA
LUANA MARQUES AVELINO CAVALCANTI
ANNA KARLA DE OLIVEIRA TITO BORBA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O tratamento com insulina constitui a opção terapêutica mais eficiente para se conseguir um bom controle metabólico entre as pessoas com diabetes mellitus. No entanto, estudos têm mostrado que a realidade do cuidado a esses usuários continua deficiente, apesar dos avanços do tratamento insulinoterápico nos últimos anos¹. O enfermeiro deve adotar práticas educativas permanentes sobre a aplicação e o manejo da insulina para a prevenção de agravos e a promoção da saúde². Objetivos: Identificar na literatura científica as práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro para indivíduos com diabetes em insulinoterapia. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa na literatura, que buscou responder a seguinte pergunta: Como os enfermeiros estão desenvolvendo as práticas educativas para pacientes diabéticos em insulinoterapia?. A busca dos dados foi realizada nas bases de dados Lilacs, Medline, BDENF e Scielo, com artigos publicados no período de 2005 a 2015. Os descritores utilizados foram “Educação em saúde”, Diabetes Mellitus” e “Insulinoterapia”. Resultados: Foram incluídos 3 artigos encontrados na base de dados Scielo e 1 na Lilacs, totalizando 4 artigos. O idioma predominante foi o português. Os artigos analisados mostraram que as práticas educativas realizadas pelo enfermeiro acontecem na comunidade ou no hospital durante a consulta de enfermagem, onde além de orientações relacionadas a fisiopatologia do DM, a importância da atividade física e da alimentação saudável, aborda também a técnica correta de aplicação da insulina, o rodízio nos locais de aplicação e o descarte desse material. Como recursos educativos, predominou as atividades em grupo, seguida de palestras, orientação individual ao paciente ou ao seu familiar e cartazes educativos. O público alvo dos estudos incluiu crianças hospitalizadas, adultos que participam de atividades educativas na Estratégia de Saúde da Família, idosos e familiares. Como benefícios, os pacientes demonstraram independência e autocuidado por meio da realização da técnica correta no preparo, aplicação e armazenamento da insulina. Conclusão: O apoio para auto aplicação da insulina é um componente essencial no cuidado as pessoas com Diabetes em todo ciclo de vida. As práticas educativas realizadas pelo enfermeiro acontecem nos diversos cenários de atenção à saúde e se mostraram eficazes para o manejo da insulinoterapia, prevenção de complicações e estímulo ao autocuidado.