Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores
ELISANGELO APARECIDO COSTA DA SILVA (Relator)
MARILIA CORDEIRO DE SOUSA
ELANE SILVA DE OLIVEIRA
JULIANA MARCELINO DE OLIVEIRA
SILVIO JOSE DE QUEIROZ
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A educação é um dos grandes pilares da sociedade, assim torna-se necessário que todos os atores participantes neste processo colaborem para o seu desenvolvimento. No âmbito da formação profissional, buscando abandonar o modelo tecnicista e fragmentado.. Nesse sentido, novas formas de ensino-aprendizagem estão sendo difundidas, principalmente na formação dos profissionais de saúde que são as chamadas metodologias ativas (MA). Objetivo: O objetivo desse estudo é buscar e revisar a literatura sobre o uso das metodologias ativas no processo de formação dos profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os dados foram obtidos através da busca em bases de dados virtuais em saúde, como BIREME, LILACS e BDENF, foram selecionados artigos entre os anos de 1999 a 2014, os descritores utilizados foram: Metodologias ativas; Enfermagem; Formação. Encontraram-se na base de dados da BIREME, LILACS e BDENF, respectivamente 1 (6,25%), 12 (75%), 3 (18,75%). Resultados: Após a realização da leitura do título, resumo e textos na integra foram contemplados para o estudo 10 artigos. Os artigos abordam o uso de metodologias ativas em diferentes espaços de ensino, como a atenção primária, saúde mental, pet-saúde, assistência, tutoria e nas matérias da grade curricular da graduação, concordando que é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem. Os estudos abordados expõem a necessidade de construir novas ações de educação, a partir de interesses sociais, políticos e econômicos da sociedade, superando os modelos conservadores educacionais. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) propõe, para o ensino de Enfermagem, que o egressa seja crítico, reflexivo, ativo, dinâmico, entre outros, e que o processo de formação requer que ele obtenha competências e habilidades para o enfrentamento de situações práticas e profissionais, em que não basta apenas conhecimento científico, mas que ele possa ser agente transformador no local de trabalho, nas unidades de saúde e organizações em geral. Conclusão: Conclui-se que é necessária a formação de profissionais que sejam capazes de ressignificar e reorganizar o saber, que saibam criar novos espaços educativos que sejam favoráveis a construção de sujeitos solidários pensantes e protagonistas de uma nova realidade. Por isso torna-se necessário uma maior divulgação, pesquisa e inserção sobre a temática com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e da formação profissional.