Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
JOSE LUCAS SILVEIRA FERREIRA (Relator)
NALMA ALEXANDRA ROCHA DE CARVALHO
BIANCA ANNE MENDES DE BRITO
LAÍS CRISTINA NOLETO
HUGO LEONARDO SILVA VIEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Educação em saúde é uma combinação de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde1. Esta inclui políticas públicas, ambientes apropriados e reorientação dos serviços de saúde para além dos tratamentos clínicos e curativos, assim como propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania, orientando-se para ações cuja essência está na melhoria da qualidade de vida2. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do 6º período de Enfermagem e colaboradores em uma atividade de promoção à saúde na Atenção Básica. Metodologia: Relato de experiência, cuja elaboração foi motivada a partir da experiência vivenciada no campo de estágio na Atenção Básica da disciplina de Saúde da Mulher de alunos do 6º período de enfermagem. Desenvolveram-se duas atividades de promoção da saúde, uma relacionada ao programa Hiperdia e a outra ao programa de Puericultura. Resultados e discussões: Foram desenvolvidas duas atividades de promoção da saúde: uma direcionada a pacientes atendidos pelo programa Hiperdia no qual os alunos abordaram a questão da alimentação saudável; e a outra com mulheres que estavam no posto de saúde para consulta de puericultura, no qual a temática abordada foi aleitamento materno. No momento das atividades o ambiente foi organizado em forma de roda de conversa para que os estudantes pudessem ter uma visão geral do grupo e, dessa forma, perceber expressões de medo, aflição e dúvida referentes ao discurso dos pacientes. Conclusão: As atividades de promoção à saúde têm grande efetividade e representatividade quando realizada de forma adequada e adaptada aos hábitos da comunidade na qual essa atividade foi direcionada.