Introdução: A Educação em saúde é uma combinação de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde1. Esta inclui políticas públicas, ambientes apropriados e reorientação dos serviços de saúde para além dos tratamentos clínicos e curativos, assim como propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania, orientando-se para ações cuja essência está na melhoria da qualidade de vida2. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do 6º período de Enfermagem e colaboradores em uma atividade de promoção à saúde na Atenção Básica. Metodologia: Relato de experiência, cuja elaboração foi motivada a partir da experiência vivenciada no campo de estágio na Atenção Básica da disciplina de Saúde da Mulher de alunos do 6º período de enfermagem. Desenvolveram-se duas atividades de promoção da saúde, uma relacionada ao programa Hiperdia e a outra ao programa de Puericultura. Resultados e discussões: Foram desenvolvidas duas atividades de promoção da saúde: uma direcionada a pacientes atendidos pelo programa Hiperdia no qual os alunos abordaram a questão da alimentação saudável; e a outra com mulheres que estavam no posto de saúde para consulta de puericultura, no qual a temática abordada foi aleitamento materno. No momento das atividades o ambiente foi organizado em forma de roda de conversa para que os estudantes pudessem ter uma visão geral do grupo e, dessa forma, perceber expressões de medo, aflição e dúvida referentes ao discurso dos pacientes. Conclusão: As atividades de promoção à saúde têm grande efetividade e representatividade quando realizada de forma adequada e adaptada aos hábitos da comunidade na qual essa atividade foi direcionada. |