O processo ensino-aprendizagem exerce um papel social de importância singular, pois, é através desse meio que se determinam as transformações no sistema social, político, econômico e cultural da sociedade. A metodologia de forma integrada colabora para que os estudantes tenham um olhar crítico diante dos problemas, não só em compreensão de uma só e sólida disciplina, mas, integrando-se com outras áreas de conhecimento. Pesquisa do tipo descritiva, exploratória, transversal, comparativa, com abordagem quanti-qualitativa; desenvolvida em 2015 na Faculdade ASCES em Caruaru- PE. Foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, com aprovação de número 1.075.485/15. Teve como objetivo analisar as concepções sobre ser enfermeiro no início e no fim da integralização de conteúdos de estudantes da graduação sob a ótica das Representações Sociais. Obteve como critérios de inclusão alunos devidamente matriculados no curso de graduação de enfermagem que cursem o primeiro e o oitavo módulo e que estejam com frequência regular; e de exclusão: alunos que estejam cursando períodos distintos concomitantemente, ou seja, em processo de dependência. Os dados foram obtidos mediante um questionário pré-testado com posterior submissão à análise de conteúdo a partir da modalidade temática de Bardin e caracterização social da amostra. Diante da análise realizada, pode-se perceber que ao longo dos anos, vários são os fatores que tem influenciado, nas questões no que diz respeito ao processo da construção de conceitos, dentro de um currículo integrado. Tornando assim, relevante identificar as contribuições dessa formação no processo de constituição do ser enfermeiro. |