Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA COMO MÉTODO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
Autores
ANALÚCIA OLIVEIRA BARBOSA (Relator)
ISABELLA JOYCE SILVA DE ALMEIDA
FIRLEY POLIANA DA SILVA LÚCIO
ANA MÁRCIA TENÓRIO DE SOUZA CAVLCANTI
BRUNA DE SOUZA BUARQUE
Modalidade Pôster
Área Ética, legislação e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: No contexto educacional relacionado à área da saúde, percebe-se que a Metodologia da Problematização surge como estratégia pedagógica de possível eficácia por propiciar uma aproximação do ensino com a realidade vivida nos serviços de saúde; Pode oportunizar o habilitar-se tecnicamente não apenas para identificar problemas, mas também para apontar propostas de superação dos mesmos avançando para além de um olhar curioso.¹ Objetivo: Apontar a melhoria das notas de alunos de uma instituição técnica em enfermagem, após o uso desse método. Método: O presente trabalho foi realizado em uma instituição de ensino técnico do município de Recife, entre o mês de 06 a 09 de 2014. Foram incluídos nessa ação, alunos regularmente matriculados na instituição. As ações aconteciam dentro da sala de aula, e o professor juntamente com os alunos, decidiam qual melhor forma de trabalhar os assuntos presentes na ementa da disciplina à luz da metodologia Freireana. As formas utilizadas eram diversas, tais como: peças teatrais, rodas de discussão, estudo de caso clínico. Resultado: Segundo os alunos o aprendizado sobre os temas tratados foi facilitado, o que refletiu em uma melhoria das notas. Discussão: A Metodologia da Problematização estimula a junção da prática com o ensino, onde os alunos são os responsáveis pela construção do seu conhecimento.¹ A autonomia para construir o conhecimento torna o aprendizado mais sólido isso é atestado nas médias das notas. Com ênfase no ensino técnico em enfermagem essa conduta torna-se extremamente relevante, visto que a formação desses profissionais requer uma compreensão mais aguçada da parte teórica, tendo em vista a redução de erros na assistência e excelência na prestação dos serviços técnico em enfermagem. Conclusão: O uso de métodos inovadores colabora com o processo de aprendizagem e o rendimento do aluno e isso reflete na formação de profissionais mais preparados para a prática. Além disso, acredita-se que a Metodologia da Problematização poderá auxiliar na superação dos problemas ainda existentes nas áreas da saúde e educação, assim como no educar e cuidar em Enfermagem.