Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDA COM UM GRUPO DE HIPERTENSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
WANDERSON LUIZ SOUSA OLIVEIRA (Relator)
ARETHUZA DE MELO BRITO CARVALHO
LILIA REGINA DE LIMA CARDOSO NASCIMENTO
LUANA MENDES SILVA
SILQUIA MARIA SENA SALES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O tratamento anti – hipertensivo tem o objetivo de reduzir a morbidade e mortalidade das doenças cardiovasculares. No entanto, sabe-se que o individuo com hipertensão arterial necessita de cuidados com a sua saúde que incluem os aspectos do seu cotidiano, além da tomada de medicamentos. Os profissionais de saúde, entre eles o enfermeiro, devem trabalhar questões de educação em saúde com os pacientes, de forma a adaptar as informações as necessidades dos indivíduos. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no trabalho de educação em saúde com um grupo de hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência, realizado a partir da vivência em campo de estágio extracurricular de acadêmicos de enfermagem com a observação e participação em ações educativas desenvolvidas com um grupo de hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde de um município do Piauí, no período de março a junho de 2015. Resultados: No inicio, os acadêmicos ficaram apenas observando o grupo, ficou evidente o interesse dos hipertensos somente em receber a medicação, com isso se iniciou um processo de esclarecimento sobre a importância de realização de exercícios físicos, adoção de bons hábitos alimentares e momentos de lazer para uma melhor qualidade de vida. Os acadêmicos conquistaram a confiança dos participantes, e começaram a ser inserido no desenvolvimento das atividades com os hipertensos. Dessa forma, abordaram temas relacionados à saúde, tais como: alimentação saudável e exercícios físicos. Conclusão: A experiência relatada foi fundamental para o reconhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância de educação em saúde com grupos, como estratégia de trabalho. Para tanto a necessidade de planejamento, organização e sensibilização da equipe e usuários para a participação das atividades propostas. Por meio desta ação, foi proporcionado um aprendizado teórico – pratico de etapas como reconhecimento da necessidade, possibilidade da realização da atividade, integração e ensino – serviço e avaliação das atividades desenvolvidas.