Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título DIREITOS HUMANOS: PRÁTICAS DE DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autores
SANDRA MARINHO DE AZEVEDO SORAGE (Relator)
RAYANE MONTEIRO DE LIMA
ZAÍRA VERÍSSIMO DE AGUIAR
MYRIAM CARNEIRO DE FRANÇA
SUZY DESIRÉE LOPES DE ALMEIDA BARÃO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
Introdução: A educação em direitos humanos deve ser um elemento relevante para os discentes devendo ser integrada aos conteúdos, metodologias e formas de avaliação. Objetivo: Identificar a vivência de docentes de alguns cursos da área de saúde oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior na cidade de João Pessoa-PB, acerca da abordagem do teor da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Metodologia: Trata-se de um estudo de campo, exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em abril de 2014, em uma instituição de ensino superior localizada na cidade de João Pessoa-PB. A amostra constituiu-se de 09 docentes dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Psicologia, considerando os critérios de inclusão: lecionar em cursos da área da saúde que tem mencionado no preâmbulo ou Disposições Preliminares dos seus códigos de ética a Declaração Universal dos Direitos Humanos e aceitar participar da pesquisa. Utilizou-se para coleta de dados uma entrevista semiestruturada. As informações coletadas foram transcritas na íntegra e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Pode-se observar a falta de conhecimento de alguns professores entrevistados acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como também sua importância, apesar de ser considerada essencial na formação dos alunos para o exercício profissional e cidadão. Além disso, os participantes da pesquisa não souberam afirmar com convicção se no seu código de ética profissional fazia menção à declaração universal dos direitos humanos, fato este surpreendente, tendo em vista que todo profissional deve ter embasamento do seu referido código. Conclusão: Espera-se contribuir para estimular reflexões dos docentes dos cursos da área da saúde e em especial da Enfermagem sobre a relevância do tema para a formação do futuro profissional, como uma habilidade a ser adquirida despertando a possibilidade de novas pesquisas sobre o tema em questão.