Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ENSINO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA URGÊNCIA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE SERGIPE
Autores
CLEIDINALDO RIBEIRO DE GOES MARQUES (Relator)
ANDERSON BATISTA CAVALCANTE
YASMIM ANAYR COSTA FERRARI
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A realização do ensino clínico permite que o aluno vivencie a rotina do trabalho em determinado setor e possa desenvolver suas habilidades práticas que devem estar fundamentadas no referencial teórico. O ensino clínico em urgência e emergência oferece aos acadêmicos a oportunidade de prestar assistência a pacientes críticos que necessitam de cuidados intensivos para recuperação da saúde. Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas durante o estágio da disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto II, destacando as dificuldades encontradas na assistência ao paciente e no desenvolvimento do estágio. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que aborda aspectos relativos à observação da atuação dos enfermeiros na assistência aos pacientes do setor de urgência em um hospital de referência do estado durante o ensino clínico da disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto II, no período de fevereiro e março de 2015. Resultados: A área vermelha é o local destinado ao atendimento dos pacientes que necessitam de cuidados urgentes ou emergentes. Todos os pacientes que dão entrada na instituição em busca de atendimento devem ser avaliados a fim de identificar suas necessidades e classificar a prioridade do atendimento. Essa classificação é realizada através do Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento através de um sistema de cores de acordo com as necessidades do paciente. Entretanto, percebeu-se que existe uma grande demanda de usuários na instituição que acaba interferindo nesse processo. Outra problemática observada foi a grande quantidade de procedimentos técnicos e administrativos contrapondo-se ao número de profissionais, fazendo com que o tecnicismo e a fragmentação sobreponham-se às atividades humanizadas, observando também o estresse e desgaste físico nos profissionais. Notou-se que a estrutura física é inadequada, evidenciado pelos leitos sem separação e, associado também à falta de manutenção de alguns equipamentos, fatores estes que interferem na realização de procedimentos. Conclusão: Por se tratar de um local que oferece muitas oportunidades de aprendizado, torna-se um campo de estágio muito importante no desenvolvimento do conhecimento acadêmico, caracterizado pela diversidade de patologias e procedimentos. Diante disso, percebeu-se a importância do desenvolvimento da iniciativa, raciocínio rápido e coordenação por parte dos estagiários de Enfermagem, como também da sua equipe multiprofissional de funcionários.