Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL AO ADOLESCENTE: REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
JOYCE WADNA RODRIGUES DE SOUZA (Relator)
WANDENKOL GOUVEIA COSTA
ÁLISSAN KARINE LIMA MARTINS
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Considerado um momento complexo e singular da vida, a adolescência pode tornar o individuo mais vulnerável a situações conflitantes. Assim, o enfermeiro deve incorporar a saúde mental como uma dimensão integrada às demais dentro do processo de atenção a saúde do adolescente. OBJETIVO: Analisar as estratégias utilizadas pela enfermagem para promoção da saúde mental ao adolescente. METODOLOGIA: Revisão integrativa, onde se utilizou como critérios de inclusão: artigos disponíveis eletronicamente completos que abordem a temática proposta; nos idiomas português ou espanhol; e publicados nos últimos cinco anos (2010-2014); e indexados nas bases de dados LILACS. Os critérios de exclusão foram: estudos que não correspondam ao objetivo da revisão; sem resumo; revisão, cartas, e editorial. A revisão da literatura totalizou 164 artigos disponibilizados na base de dados, através do entrecruzamento dos descritores. Seguindo os critérios de inclusão e exclusão, restaram 52 artigos, os quais foram analisados com o objetivo de qualificá-los, atendendo ao objetivo desta revisão. Dessa forma, foram identificados e incluídos seis estudos. As publicações foram categorizadas e em seguida elaborou-se a interpretação e síntese dos resultados RESULTADOS:. A literatura evidenciou existência e efetividade de muitas estratégias e ferramentas utilizadas pela enfermagem capazes de impactar sobre as distintas situações emergentes na adolescência. São várias as táticas educacionais direcionadas à saúde mental dos adolescentes desenvolvidas atualmente e encontradas na literatura. Dentre elas, destacam-se as estratégias pedagógicas lúdicas com dinâmicas de criatividade e sensibilidade, o desenvolvimento de círculos de cultura e grupos focais, a promoção de jogos de perguntas e respostas, além da elaboração de blogs que abordem conteúdos interessantes ao grupo, como a sexualidade. CONCLUSÃO: A revisão permitiu evidenciar que o desenvolvimento de estratégias educativas para promoção da saúde mental aos adolescentes constituem-se estratégias que os ajudam na condução de suas vidas, através da construção de conhecimentos, valores e mecanismos de enfrentamento. Com isso, vê-se a importância do desenvolvimento dessas ferramentas com envolvimento não só do enfermeiro, mas de outros profissionais de saúde, da escola e da família neste processo.