Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DO RIM COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
AMALIA DAYANE QUEIROZ DA CRUZ (Relator)
CLEIDE LARANJEIRA DA SILVA
DAIRLA FARIAS FERREIRA
VANESSA MARINHO TEIXEIRA
ANDRÉIA PESSOA DA CRUZ
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo, com prognóstico ruim e custos do tratamento da doença são altíssimos. Objetivos: Relatar a experiência acadêmica ao realizar educação em saúde voltada à orientação para a prevenção e diagnóstico precoce da IRC. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no dia 12 de março de 2015, em uma instituição pública de saúde referência em Nefrologia no Estado do Pará, consistiu em uma ação educativa de caráter multidisciplinar, alusiva ao “Dia Mundial do Rim”, envolvendo os transeuntes. A enfermagem atuou principalmente como disseminadora de conhecimentos à população, com distribuição de materiais informativos sobre a DRC, fatores de risco e prevenção, além de banners autoexplicativos e explanação do conteúdo aos usuários por acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. A ação educativa proporcionou uma triagem dos indivíduos, sendo realizada aferição da pressão arterial, urinálise, glicemia de jejum, avaliação nutricional, buscando identificar fatores de risco para a doença, como hipertensão arterial e diabetes, a fim de rastrear a DRC. Resultados: A partir de uma abordagem estratégica junto à população, percebeu-se que esta ação educativa proporcionou aos usuários a oportunidade de conhecer informações relevantes sobre a doença, estimulando-o ao autocuidado em relação à DRC, bem como mudanças no estilo de vida , sensibilização quanto aos riscos, à importância do diagnóstico precoce para se evitar complicações futuras e consequentemente o aumento da sobrevida. Conclusão: Constatou-se a importância do profissional de enfermagem como educador e transformador de realidade social. Além de proporcionar aos discentes, visualização e enfrentamento desta realidade social em relação aos indivíduos com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, que tendem a desenvolver DRC, oportunidade ampliação de conteúdos teóricos e práticos, contribuindo assim com a formação do conhecimento sobre a temática.