Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL
Autores
CECÍLIA DO NASCIMENTO FREITAS (Relator)
LUANA GISELE HERCULANO LEMOS
KÁTIA CRISTINA FIGUEIREDO
KARINA DE MELO RODRIGUES
ANDIARA FIGUEIREDO DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A vulnerabilidade social ainda é predominantemente encontrada nas diversas regiões do país, essa situação permite que questões de saúde relacionadas aos adolescentes fiquem marginalizadas. A proposta da educação em saúde para este público alvo surge como ajuda para o enfrentamento da situação e incentivo no desenvolvimento de políticas públicas voltada para este grupo. O conhecimento sobre a realidade enfrentada pela comunidade jovem se torna um desafio e serve como estimulo para que possa haver uma transformação das práticas de saúde especialmente para a Enfermagem, visto que o mesmo passa mais tempo com a comunidade para assim obter propostas de intervenção e prevenção de problemas de saúde pública. Objetivo: Analisar o apoio multiprofissional da saúde aos jovens que se encontram em situação vulneral. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sendo realizada com base em uma revisão bibliográfica. Sendo os dados coletados entre os dias 9 a 13 de Julho de 2015 na base de dados Scientific Eletronic Online (Scielo), foram selecionados 157 artigos com descritores: Educação, Saúde e Adolescentes. Os critérios de inclusão foram: artigos na língua portuguesa e que abordassem a temática trabalhada. Sendo assim, foram incluídos 07 artigos e excluídos 150 que não atendiam a temática proposta e aos critérios de inclusão. Resultados e discussões: Dos 7 artigos utilizados houve a predominância da região sudeste em publicações com 5 artigos, 1 da região sudeste e 1 da região centro-oeste, onde todos tinham como temática principal a educação em saúde para melhoria nas condições de vida dos adolescentes. Assim, a importância da educação foi abordada como uma das formas de quebrar a barreira da vulnerabilidade, permitindo melhorias na saúde dos jovens. Conclusão: Notou-se a importância do papel do enfermeiro como incitador da educação em saúde, para incorporação de políticas públicas voltadas para o jovem, contribuindo para a quebra de obstáculos e promoção do cuidado integral do adolescente, contribuindo para a inclusão dos mesmo no planejamento e avaliação dos serviços; também deixando uma ampliação de novos olhares voltados para área.