Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COMO ALUNA-MONITORA DA DISCIPLINA FISIOLOGIA PARA ENFERMAGEM
Autores
CAROLINA BEZERRA VALADARES (Relator)
REGINA DULCE DA SILVA NOLÊTO
VANESSA RODRIGUES DA SILVA
ANTÔNIO TIAGO DA SILVA SOUZA
ROOSELY CRUZ DA SILVA MACHADO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A monitoria consiste em recurso pedagógico que promove a aproximação entre discentes e docentes e permite o aprofundamento, pelo aluno de graduação, dos conhecimentos teóricos e práticos pertinentes à determinada área científica. Objetivo: Relatar a experiência como aluna-monitora da disciplina de Fisiologia para Enfermagem durante os períodos letivos de 2014.2 e 2015.1, demonstrando sua relevância para a formação acadêmica do aluno e melhoria do ensino de graduação. Metodologia: O trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado durante o exercício da atividade de monitoria da disciplina Fisiologia para Enfermagem, que integra a grade curricular dos alunos do 3º semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem da UFPI. A vivência ocorreu por meio do atendimento e orientação dos discentes, preparo e acompanhamento das aulas práticas e auxílio na aplicação de provas e correção de relatórios. Resultados: As atividades realizadas durante a monitoria aproximam o aluno de graduação da realidade docente e o familiarizam com o ambiente e as atividades cotidianas dentro do laboratório. A partir do atendimento aos discentes da disciplina, auxílio à aplicação e correção de testes, preparo e acompanhamento das aulas práticas, o aluno-monitor desenvolve habilidades técnico-científicas, aperfeiçoa seus conhecimentos teóricos e sua capacidade de comunicação. Conclusão: Através do estudo, percebe-se a monitoria como programa pedagógico de grande importância no ensino de graduação, visto que permite ao acadêmico o aprendizado e o desenvolvimento de ações atípicas aos alunos de graduação, contribuindo para o aperfeiçoamento das habilidades técnicas e a familiarização do aluno com o pensamento científico. Além de favorecer o dinamismo da disciplina, através da interação entre docente, discentes e aluno-monitor.