Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PARCERIA ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Autores
THAISE ALVES BEZERRA (Relator)
ALUSKA TAVARES ALEIXO
LIA RAQUEL DE CARVALHO VIANA
ELIZANDRO CORREIA DE ARAÚJO
KÁTIA NÊYLA DE FREITAS MACÊDO COSTA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Com o intuito de fazer com que as ações em saúde desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) ultrapassassem os muros das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e chegassem até a comunidade escolar, foi criado o Programa Saúde na Escola (PSE). A parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde tem proporcionado uma melhoria na qualidade da saúde dos educandos. OBJETIVO: Relatar a experiência da parceria entre os profissionais da saúde e da educação no PSE em um município da Paraíba. METODOLOGIA: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, nele estão descritas as ações desenvolvidas com 720 alunos de seis escolas municipais, entre os anos de 2012 e 2014, pelos profissionais da saúde e da educação no PSE de Alagoa Nova-PB. RESULTADOS: Foram feitas reuniões com todos os membros da equipe para o planejamento de cada ação a ser realizada, bem como para definir a atividade que seria desenvolvida por cada profissional. Nas reuniões, estabeleceu-se que cada profissional iria desenvolver ações específicas de sua área profissional e que os demais o auxiliariam em suas atividades. As principais ações realizadas foram a avaliação da situação nutricional, acuidade visual e dermatológica, a profilaxia de verminoses e a realização de exames bucais nos educandos. Nos casos dos educandos que foram atendidos e que precisavam de algum tratamento foram feitos os encaminhamentos necessários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreendeu-se, a partir da experiência vivenciada, que diversificar os locais de atendimento à saúde, bem como colocar em prática estratégias educativas, ampliam as possibilidades de melhoria da assistência prestada pela equipe da ESF, além de proporcionar maior visibilidade e eficácia às atividades desenvolvidas na atenção primária. As ações propiciaram o acesso da ESF às escolas públicas do município, promovendo ações de cuidado e proteção de doenças. Além disso, foi possível informar sobre o papel da escola no processo saúde-doença e enfatizar aos educandos a necessidade das práticas de prevenção da saúde no âmbito escolar.