Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título APLICAÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
EVELINE CAMURÇA LIMA (Relator)
FABRICIA MOURÃO BONFIM
WANDERSON ALVES MARTINS
FRANCISCA ANDREA MARQUES DE ALBUQUERQUE
VIVIANE MAMEDE VASCONCELOS
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer de colo de útero constitui-se como sendo a segunda causa de morte por câncer em mulheres, superado apenas pelo câncer de mama. Diversas são as tecnologias educativas utilizadas por enfermeiros no cuidado à saúde, dentre essas podemos citar as tecnologias leve-duras, como o folder educativo OBJETIVO: Relatar a experiência de aplicação de um folder educativo sobre a prevenção do câncer de colo do útero, bem como a atividade de educação em saúde realizada utilizando esse material. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Foi confeccionado um folder educativo com informações sobre o exame, os principais fatores de risco do câncer de colo do útero, com imagens ilustrativas, o modo como o exame é realizado. A atividade de aplicação do material educativo durou aproximadamente vinte minutos, sendo realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), em Fortaleza-Ce, com as clientes em espera para a consulta de prevenção ginecológica. Participaram da atividade doze mulheres. Ao final, cada participante respondeu um instrumento de avaliação sobre o folder contendo as informações transmitidas durante a atividade. RESULTADOS: As usuárias participaram ativamente da atividade, esclarecendo suas dúvidas e relatando suas experiências. Quanto a avaliação todas classificaram a atividade educativa como boa, responderam de forma unânime que o material utilizado foi adequado e que contribuiu para o seu aprendizado. Quanto à questão de como foi abordado o tema pelos acadêmicos, elas classificaram como ótima e sugeriram que devemos continuar preocupados em melhorar as condições de saúde através de atividades de educação em saúde. CONCLUSÃO: Observa-se que os resultados foram exitosos, mostrando que é possível realizar atividades educativas em sala de espera. Foi importante para nós vermos a receptividade das participantes à atividade e o interesse delas em participar. Ressalta-se ainda a necessidade e importância dos enfermeiros no desenvolvimento de estratégias educativas utilizando folder educativo e outros tipos de materiais.