Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
DAYSE DOS SANTOS FERREIRA (Relator)
CHRISTINA SILVA COSTA KLIPPEL
JOYCE PEREIRA DOS SANTOS MUNIZ SILVA
JULIANA DOS ANJOS DE SOUZA
LUCIENNE RAGGI RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Em 2011, a Organização Mundial de Saúde lançou o guia para organização do currículo multiprofissional para auxiliar o ensino do tema “Segurança do paciente” nas formações em Saúde. Ressaltou, ainda, a necessidade de revisão da prática pedagógica, com a assimilação de novas metodologias para a inclusão do tema no processo de ensino no Curso de Graduação em Enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência de docentes e monitores no processo de ensino do Programa Nacional de Segurança do Paciente a estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade privada no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Descrição de estratégia de ensino do tema “Segurança do Paciente”. Resultados: Para a abordagem da Meta 1 (identificação do paciente) foram instaladas pulseiras de identificação nos manequins de habilidades técnicas no Laboratório de Semiologia; Em relação à Meta 3, (redução dos erros de prescrição de medicamentos) foi desenvolvida uma oficina de Terapia Intravenosa, com aula expositiva sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), exposição dialogada e apresentação de vídeos sobre erros de medicação e formas de prevenção e oficina prática de preparo e administração da Terapia Intravenosa. Como referência à Meta 5 (controle de infecção) foi realizada uma oficina de higienização das mãos e normas de biossegurança. Conclusão: A adoção de estratégias de ensino do PNSP contribuiu para a incorporação da temática ao conteúdo programático do currículo de Graduação em Enfermagem, com vistas à segurança do paciente na assistência de enfermagem pelos futuros enfermeiros.