Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título APRENDIZADO DO CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
GYSLLAYNE FERNANDES DE SOUSA GONÇALVES (Relator)
MANOEL BORGES DA SILVA JÚNIOR
IASMIN SAMYA AIRES DE SOUSA
HIGOR KARDEK FIRMINO DA SILVA
ANNE KAROLLYNE DE FREITAS BONFIM FIGUEIREDO
Modalidade Pôster
Área Ética, legislação e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A deontologia faz referência a um conjunto de deveres que o profissional deve adotar em sua prática profissional. O ensino da bioética, ética e legislação nos cursos de saúde, possibilita a introdução de conceitos, identificação da sua importância na tríade assistência, ensino e pesquisa e é essencial a prática profissional humanizada, autônoma e resolutiva. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de um curso de graduação em enfermagem nas aulas da disciplina de bioética, ética e legislação para enfermagem sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivido pelos alunos V período da graduação em enfermagem nos dias 08, 16 e 22 de maio de 2015, no horário de 8 às 12 horas, nas dependências da Universidade Federal do Piauí, Campus Floriano, onde foi realizado uma roda de discussão guiada pela docente da disciplina de bioética, ética e legislação para enfermagem sobre o CEPE. A atividade proposta pela docente foi que os alunos trouxessem o CEPE impresso, para poder guiar uma discussão sobre o assunto dando exemplos da sua aplicação na prática de enfermagem e assim sair da didática de apenas decorar informações para as provas. RESULTADOS: No primeiro dia, notou-se a resistência da maioria dos alunos em colaborar com a atividade, por ser uma didática diferente da utilizada habitualmente pelos docentes da instituição. Neste dia apenas uma parcela da turma se sentiu à vontade para falar espontaneamente na discussão. No segundo dia, a participação dos alunos já foi mais expressiva de modo que a maioria da turma já tinha algum exemplo para dar na discussão do CEPE. O terceiro dia foi realizada a atividade avaliativa, que embora fosse uma prova convencional, não seria apenas uma avaliação teórica, mas sim, a consolidação de uma didática diferente e efetiva no aprendizado de um assunto tido como chato pelos próprios alunos da instituição. CONCLUSÃO: Diante da importância do CEPE na vida dos profissionais de enfermagem, o ensino dinâmico do CEPE oferece aos acadêmicos uma forma simples de compreendê-lo e aplicá-lo em sua prática profissional, deixando-os cientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades como profissional.