Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título SINTOMAS DO ESTRESSE ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Autores
NAYANNE INGRID FARIAS MOTA (Relator)
MARIA DJAIR DIAS
ESTELA RODRIGUES PAIVA ALVES
VANESSA SUÊNIA DANTAS
MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA FILHA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: As pressões impostas pela sociedade atingem pessoas ao longo da vida e muitas vezes, favorecem desequilíbrios físicos e psíquicos que afetam diretamente o seu desempenho nas mais diversas circunstâncias. Nessas condições, o fenômeno do estresse tem acometido distintos grupos sociais e esses fatores geradores de estresse são vivenciados em inúmeras ocasiões tanto na vida pessoal, profissional, social e, não menos distinto, durante a graduação. OBJETIVO: Identificar os sintomas do estresse entre acadêmicos de enfermagem de uma Universidade Pública. MÉTODO: Estudo transversal e descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo graduandos de enfermagem, no período de fevereiro a junho de 2014. A população foi obtida a partir de uma lista de alunos regularmente matriculados (N= 314) do 3º ao 10º período do semestre letivo de 2013.2 e o cálculo amostral foi baseado em estimar uma proporção pelo número de matriculados por período, totalizando (n=145) alunos. Foram incluídos os alunos com idade igual ou superior a 18 anos e excluídos aqueles que não estivessem presentes no momento do sorteio. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o Inventário de Sintomas do Stress para adultos de Lipp (ISSL). Os dados foram digitados e analisados descritivamente e apresentados por meio de distribuições absolutas e percentuais. Este estudo é um desdobramento de um projeto maior, intitulado: Práticas de Cuidado no Sistema Formal e Informal de Saúde de protocolo 0059. RESULTADOS: Verificou-se que os sintomas psicológicos foram predominantes nas três fases: Alerta (100%), Resistência/Quase-Exaustão (46,3%) e Exaustão (100%). CONCLUSÃO Faz-se necessário ofertar aos alunos melhores condições de enfrentamento ao estresse, sendo imperiosa a participação direta dos docentes e da instituição na elaboração/implementação de estratégias para que esse objetivo seja alcançado. Recomenda-se, a partir do presente estudo, a implementação de ferramentas de tecnologia leve do cuidado que apresentam baixo custo e alto poder resolutivo e que novos estudos mostrem novas maneiras para o planejamento, desenvolvimento e busca de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, assim como a investigação de melhores formas de prevenção do estresse para os acadêmicos de enfermagem.