Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
Autores
CECILIA JÉSSICA AZEVEDO DA SILVA (Relator)
KADJA FERNANDA DE OLIVEIRA DANTAS DA ROCHA
COSMA FIRMINA DA SILVA
ÉDIJA ANÁLIA RODRIGUES DE LIMA
LUCIANA DANTAS FARIAS DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A Enfermagem pode contribuir na prevenção das doenças infecciosas e parasitárias, bem como com a promoção da saúde da comunidade, por meio do emprego de atividades educativas. Assim a educação em saúde, revela-se como uma ferramenta valorosa para a oferta de uma assistência qualificada. Destaca-se que o enfermeiro além de ser um cuidador é um educador. Entretanto, a inserção destas práticas na rotina dos serviços de saúde revela-se como um dos maiores desafios no tocante a sua aplicabilidade. OBJETIVO: Investigar na literatura nacional, interfaces das ações educativas desenvolvidas por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, no tocante a prevenção das doenças infecciosas e parasitárias. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram utilizadas produções científicas publicadas em periódicos nos últimos seis anos, e que estavam disponíveis na íntegra, por via online. A busca do material se deu na BVS, por meio do emprego dos seguintes assuntos: enfermeiros e educação em saúde; educação em saúde e prevenção de doenças infecciosas; educação em saúde e atenção básica. RESULTADOS: Constatou-se que a educação em saúde não vem se desenvolvendo de forma exitosa nos serviços básicos de saúde. E a execução deficiente, está atrelada a sobrecarga de trabalho; a falta de união da equipe de profissionais, fragilidades no tocante ao compromisso e interesse dos profissionais junto à comunidade; falta de conhecimento dos usuários; ausência de recursos para divulgação na comunidade. Foi observado ainda que, em muitos casos a população recorre à unidade de saúde por temer a doença, contudo não visualiza as ações educativas, como um meio para reduzir e eliminar os seus temores. Verificou-se que é imprescindível oferecer atividades educativas a população, sobretudo, mediante situações de surtos de doenças infecciosas e parasitárias. CONCLUSÃO: Nesse contexto foi evidenciado que a realização da educação em saúde é um componente primordial na rotina de trabalho das equipes de saúde, e essa prática também é vista como opção com elevado potencial de contribuir com a saúde da população. Vislumbra-se que as equipes da Estratégia Saúde da Família desenvolvam as ações educativas em saúde, compreendendo-a como um cuidado centralizado na comunicação. Porém, observou-se que a execução efetiva das práticas de educação em saúde nas unidades, ainda está em processo lento de implantação no cotidiano dos serviços de atenção básica.