Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título INOVAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM: REVISÃO DA LITERATURA
Autores
GABRIEL ARRUDA DE SOUZA FERNANDES (Relator)
TELMA MARQUES DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
A didática é constituída dos preceitos científicos que norteiam determinada atividade educativa, com o objetivo de garantir uma máxima otimização da mesma. Nas últimas décadas, a prática da didática no campo da Enfermagem tem passado por um processo de intensa modernização em suas técnicas e ferramentas facilitadoras. Tem-se observado o surgimento e a aplicação de inúmeras estratégias que facilitam o processo do ensino-aprendizagem. Do exposto, o estudo objetivou identificar as inovações didáticas no ensino da Enfermagem. Realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura na base de dados LILACS e na biblioteca virtual SCIELO, utilizando os descritores "Educação em Enfermagem", "Tecnologia Educacional" e "Materiais de Ensino". Foram encontrados 15 artigos. Após a leitura dos artigos na íntegra e aplicação dos critérios de inclusão, ou seja, artigo com texto completo disponível, escrito no idioma Português e com recorte temporal estendido para os últimos 15 anos (1999 – 2014) restaram cinco artigos que compuseram a amostra do estudo. Os resultados indicaram que há uma grande quantidade de métodos inovadores surgindo no ensino da Enfermagem, que otimizam o processo ensino-aprendizagem. Estas inovações didáticas vêm acompanhadas ainda do uso crescente das novas tecnologias em sala de aula por parte de docentes e discentes. Entretanto, mesmo com todos os benefícios da modernização, existem ambientes de ensino que mostram-se relutantes em relação à aplicação desta no processo de construção do conhecimento, por não estarem prontos para efetivá-la, por exemplo. Observa-se que a modernização das estratégias didáticas dentro do processo ensino-aprendizagem é de suma importância para a otimização do mesmo, contudo, sua aplicação ainda não é unânime dentro do ensino da Enfermagem. É necessário, pois, a implementação efetiva destes métodos de ensino mais eficazes em todas as escolas de Enfermagem brasileiras, visando uma modificação no cenário atual, com a formação de profissionais cada vez mais críticos e reflexivos.