Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM
Autores
ANA DARK AIRES DE FARIAS (Relator)
RAFAELA ANDRESA DA SILVA SANTOS
RAINE DANYELE VIEIRA DE SOUSA
TALITA PEREIRA DE QUEIROGA
POLLYANNA JORGE CANUTO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A formação e os serviços de saúde no Brasil são marcados por um modelo assistencial que contradiz os princípios e diretrizes do SUS, pois privilegia a organização da assistência priorizando à consulta médica e ao atendimento da demanda espontânea. O Estágio Curricular Supervisionado (ECS), oportuniza uma formação articulada à realidade da região, que considera tanto as necessidades de saúde da população, quanto às fragilidades e potencialidades dos serviços de saúde. Este texto tem por finalidade descrever a experiência de discentes de enfermagem no ECS, assim como, destacar a importância do ECS na vida profissional desse estudante. Trata-se de um relato da experiência no ECS vivenciado por discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, no período de abril a junho de 2015.As atividades compreenderam ações individualizadas – através de consultas de enfermagem – e coletivas, envolvendo grupos nas unidades da atenção básica, nas escolas, na comunidade, ou famílias em suas residências, além de participação nas reuniões da unidade. As ações educativas tiveram ênfase na promoção do auto-cuidado, buscando envolver indivíduos e seus familiares. O ECS promove maior inserção dos estudantes no contexto social; amplia as oportunidades de desenvolver e aperfeiçoar habilidades de cuidado, educação, gerência e pesquisa e fortalece as relações de parceria entre a instituição formadora, os profissionais, gestores e usuários, porém, é necessário ainda que haja um fortalecimento da colaboração docente/enfermeiro assistencial e uma maior participação do profissional do serviço no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação do ECS.