Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MYLDRAD SOARES MARQUES ROLIM (Relator)
GIGLIOLA MARCOS BERNARDO DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Enfermagem Obstétrica estuda a sistematização do processo de cuidado em enfermagem nos diversos níveis de atenção a saúde da mulher, particularizando a assistência institucionalizada no pré-natal, no parto e no puerpério a partir de uma visão holística e humanizada. Nesse sentido, a monitoria em enfermagem obstétrica é uma modalidade de ensino-aprendizagem que tem como objetivo principal incentivar a carreira docente, além de ser um espaço de trocas de experiências e participação no desenvolvimento da disciplina, auxiliando discentes no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para uma formação acadêmica crítica e reflexiva. OBJETIVOS: Relatar a experiência no programa de monitoria, sua importância acadêmica e contribuições no processo de formação do enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência, realizado no período de maio de 2014 à março de 2015, no Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina, também na Unidade Saúde da Família Luiza Dantas, ambos na cidade de Cuité-PB, bem como no Hospital Regional da cidade de Picuí - PB. RESULTADO E DISCUSSÃO: A experiência na monitoria em enfermagem obstétrica foi uma importante ferramenta no processo ensino e aprendizagem, facilitando a correlação entre a teoria e prática. Além da experiência do ensino, a monitoria proporcionou também um maior aprendizado sobre a disciplina, pois as atividades desenvolvidas pelos os monitores requerem muito estudo e dedicação. CONCLUSÃO: No processo de construção da aprendizagem voltado a Enfermagem Obstétrica, os atores envolvidos neste processo, a saber: docentes, discentes, monitores e usuários dos serviços públicos de saúde, vivenciaram uma proveitosa interação e troca de experiências e saberes de forma valorosa e resolutiva. A monitoria também permitiu a experiência de ser agente participativo nas decisões da prática pedagógica da disciplina. Assim, acredita-se que a experiência da monitoria é algo proveitoso e rico em todos os aspectos, sobretudo, acadêmico.