Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UM SERVIÇO DE SAÚDE AMBULATORIAL FILANTRÓPICO
Autores
ELIEZE DA SILVA TAVARES (Relator)
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
VINICIUS LINO DE SOUZA NETO
AMÉLIA RESENDE LEITE
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Monografia

Resumo
Introdução: Sob a concepção do direito à saúde, o SUS incorpora em sua estrutura institucional, espaços e instrumentos para democratização e compartilhamento da gestão do SUS, organizado de acordo com as diretrizes da descentralização, hierarquização e participação popular. Esta participação popular, representada pela própria sociedade, tem significado importante na formulação, execução e principalmente na avaliação das políticas públicas para o setor saúde, que corresponde às condições físicas, equipamentos, materiais e profissionais presentes nos serviços de saúde. Neste contexto, o usuário é muito importante no processo de avaliação de serviços de saúde, pois, o estudo das suas percepções direciona as estratégias na área da saúde, propiciando uma melhor qualidade na oferta de serviços. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade do atendimento em um serviço ambulatorial filantrópico a partir da percepção do usuário. Metodologia: O tipo de pesquisa é uma abordagem quantitativa de caráter descritivo e exploratório através de entrevistas estruturadas com usuários dos serviços oferecidos pela Comunidade de Saúde de Mossoró-RN, que presta serviço filantrópico de média complexidade. A pesquisa iniciou-se após aprovação do comitê de ética e pesquisa da Facene/Famene. A pesquisa obedeceu aos preceitos éticos conforme regidos pela resolução 466/2012 do CNS e a resolução 311/2007 do COFEN. Resultado: Os dados apontam que dentre da amostra estudada a maioria era do sexo feminino 63,3% e a qualidade do serviço prestado foi classificado da seguinte forma: 66% consideram os serviços como Bom, 33,7% “Muito Bom” e apenas 3% consideraram o atendimento oferecido como “ruim”. É valido destacar, que as mulheres estão mais assíduas aos serviços de saúde, decorrente de uma cultura de cuidado, transgredido pelas relações culturais. Mas, percebeu-se que os homens vêm ganhando espaço e fazendo-se presente através de políticas assistências à saúde. Enquanto aos indicadores de qualidade do serviço, nota-se que a prática ainda não é bem difundida no âmbito científico. Mas, a relevância dos indicadores pauta-se em dimensionar as ações transformadoras, seja qualificado como, bom, ou muito bom. Conclusão: Conclui-se que é de extrema importância a avaliação da qualidade do atendimento aos usuários como resultado determinante do seu nível de satisfação, evidenciando a necessidade de o serviço qualificar, cada vez mais, o processo de atendimento ao paciente.