Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Autores
FRANCISCO JAIME RODRIGUES DE LIMA FILHO (Relator)
CÍCERA VIVIANE PEREIRA
MARIA WILLIANY SILVA VENTURA
VANESSA EMANUELA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Compreende-se como métodos ativos de aprendizagem a elaboração de situações que aproximem o estudante da realidade, predispondo a disponibilização de recursos para solucionar problemas, desse modo incentivando o aluno a desenvolver senso crítico e reflexivo dentro do próprio processo de ensino-aprendizado. Objetivou-se relatar a experiência de uma oficina sobre elaboração de diagnósticos de enfermagem (DE) desenvolvida com alunos da Universidade Regional do Cariri (URCA). Trata-se de um relato de experiência de uma oficina de DE realizada no mês de julho de 2015 pelos petianos do programa de educação tutorial – PET enfermagem URCA. Para a realização do momento utilizou-se sala climatizada, equipamentos multimídia, cartolinas, pincéis, bexigas e fichas contendo os domínios e classes dos DE. Participaram da atividade 13 acadêmicos e um docente. Para elaboração do presente relato um dos facilitadores da oficina responsabilizou-se por registrar os momentos da mesma, sendo em seguida validado pelos demais. Inicialmente realizou-se dinâmica quebra-gelo intitulada “força do trabalho em equipe”, cada participante dizia seu nome e o semestre que cursava, em seguida arremessava a bexiga que tinha em mãos ao ar, o estudante ao lado repetia a ação e não deveria deixar as demais bolas caírem ao chão, problematizando-se a necessidade de trabalhar em equipe no exercício profissional em enfermagem. No segundo momento os participantes foram divididos em dois grupos, cada um recebeu fichas contendo o nome das classes diagnósticas da taxonomia da NANDA-I (2012-2014), devendo dessa forma, colocá-las corretamente em seu respectivo domínio fixados no quadro branco, com isso, discutiu-se a organização da referida taxonomia e o método de auxílio para busca de diagnósticos. No terceiro momento explanou-se a forma de elaboração e os vários tipos de DE para subsidiar o conhecimento essencial para o momento posterior da oficina. No quarto momento foi entregue a cada grupo livros da NANDA-I, casos clínicos, cartolina e pincéis. Em seguida, cada equipe deveria fazer a leitura dos casos, elaborar diagnósticos e escrevê-los nas cartolinas, apresentando aos demais participantes da oficina. Observou-se durante a execução das atividades ativa participação dos integrantes da oficina, por meio de perguntas e colocações. Verificou-se ainda que todos foram capazes de elaborar diagnósticos e elencar quais são prioritários na assistência em enfermagem.