Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UM HOSPITAL PÚBLICO
Autores
CAMILA INGRID DA SILVA FRANÇA (Relator)
NALDIANA CERQUEIRA SILVA
MARTA ROSANA VIANA DA SILVA
NATÁLIA SALES SAMPAIO
ANNA CLÉLIA DA SILVA RESENDE
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
A superlotação nos serviços de urgência e emergência hospitalares, tem se tornado um problema mundial, com objetivo de mudar esse cenário, o Ministério da Saúde lançou em 2003 a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como metas um atendimento resolutivo e acolhedor. Em diversos países, inclusive o Brasil, o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), vem sendo utilizado com objetivo de agilizar o atendimento, priorizando de acordo com a gravidade clínica do paciente, e não com a ordem de chegada ao serviço. O objetivo do trabalho é descrever os principais agravos atendidos pelo Acolhimento com Classificação de Risco em um Hospital Público de referência para urgência e emergência, classificar os principais agravos segundo protocolo e nível de complexidade, identificar a procedência dos usuários atendidos e elucidar o destino dos pacientes atendidos pela ACCR. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa realizada em um hospital de urgência e emergência de grande porte onde está implantado o dispositivo da PNH, o Acolhimento com Classificação de Risco. Esta pesquisa utilizou como base de dados, as fichas dos atendimentos da Classificação de Risco, no qual foram utilizadas 1800 (mil e oitocentos) fichas de uma população estimada em 8300 (oito mil e trezentos). Os resultados através da análise das 1800 fichas permitiu inferir que os agravos tiveram como causa base os acidente de trânsito levando as queixas de dor, trauma e lesão em membros; em pacientes com idade entre 20-39 anos, do sexo masculino, procedentes de Teresina, chegando ao hospital através de Veículo Próprio, sendo classificados em Nível II- amarelo e encaminhados ao Clínico em sua maioria. Concluiu-se que com o aumento da procura do serviço de urgência/emergência, este estabelecimento de referência encontra-se em dificuldade em atender de forma humanizada e de qualidade os indivíduos que necessitam de atendimento, fazendo com que este serviço esteja com uma demanda acima da sua capacidade física, inviabilizando o atendimento apropriado e baseado nas diretrizes da PNH. Os dados coletados sugerem reflexão, com necessidade de políticas mais enérgicas que venham fortalecer a segurança no trânsito, como campanhas educativas de grande impacto e uma fiscalização mais eficaz e efetiva.