Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS COMO FERRAMENTA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autores
TALLYS IURY DE ARAÚJO (Relator)
JAKELINE SHEILLA DUARTE PEREIRA
MYCAELLE DA SILVA TAVARES
RAYANE MOREIRA DE ALENCAR
WONESKA RODRIGUES PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Surgido a partir de uma política elaborada em conjunto pelo Ministério da saúde e o da Educação, em 2007, o Programa Saúde nas Escolas surge como uma perspectiva de assistência integral para crianças e jovens de escolas públicas, realizadas pelas equipes de saúde da atenção básica. Sendo pautada em ações compartilhadas e que corresponsabilizam-se, ocorrendo a articulação entre as redes públicas de saúde, de educação e das redes sociais, através dos Grupos de Trabalho Intersetoriais, que abordam a esfera federal, estadual e municipal. OBJETIVO: Conhecer o papel desempenhado pelo programa saúde nas escolas para a promoção da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática, de caráter qualitativo, realizada através da base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, em junho de 2015, utilizando os Decs-descritores em saúde: programa saúde na escola and promoção da saúde. Totalizando 30 publicações. Aplicaram-se os critérios de inclusão: pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, disponível na íntegra na base de dados SCIELO e LILACS, na língua portuguesa, obtendo 14 artigos. Depois os critérios de exclusão: artigos não referente a temática abordada, revisões sistemáticas, estudos de casos, e artigos duplicados, restando apenas 5 artigos que foram analisados com base de reflexões críticas. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Abordados em três eixos: promoção e prevenção; educação permanente; avaliação clínica e psicossocial. Os eixos evidenciaram o privilégio de incorporar as práticas de saúde ao ambiente escolar, estabelecendo relações favoráveis ao debate sobre saúde, tornando possível identificar precocemente os fatores de risco, realizar a prevenção e a promoção, através de acompanhamento integral a criança ou jovem. A equipe que realiza a assistência na escola cabe as ações de caráter educativo á assistencial, tendo visto a população abordada em seu aspecto físico e psicossocial. CONCLUSÃO: Assim, incorporar as práticas de saúde no ambiente escolar, possibilita desde infância sensibilizar a população sobre os temas abordados, sendo capaz de transformá-los em multiplicadores do conhecimento passado. Realizar a promoção da saúde nas escolas é uma importante estratégia para se obter melhorias significativas em saúde. Devendo ser vista pelos profissionais, e principalmente pelos gestores com a relevância que possui.