Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título IMPLANTAÇÃO DO CHECKLIST NO CENTRO CIRÚRGICO: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE
Autores
ANTONIA ALBENY PEREIRA DE ANDRADE (Relator)
FABIOLA DE LIMA GONÇALVES
RAYMARI DIAS ALMEIDA
BRENDA DUARTE FAÇANHA
HUGO TEIXEIRA HOLANDA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A segurança do paciente encontra-se interligada ao serviço de saúde que lhe é prestado. O emprego da tecnologia da informação e comunicação, na área da saúde, colabora de maneira essencial com a segurança do paciente e no cuidado de qualidade para restringir os riscos de erros. OBJETIVO: Implantar no processo de trabalho dos enfermeiros do centro cirúrgico o preenchimento do checklist da cirurgia segura no intuito de contribuir com as medidas de segurança do paciente. MÉTODOS: trata-se de um projeto de intervenção. Quando o paciente chegar, na sala de admissão, ser recepcionado pela enfermeira, a qual irá verificar todo o prontuário, procedimento a ser realizado, nome do médico, alergias, jejum, necessidade de transfusão, uso de prótese dentária e adornos.; Solicitar a presença do médico cirurgião para que o mesmo se identifique ao paciente; Quando o paciente estiver na sala de operação á equipe de enfermagem, o paciente, o procedimento, o local da cirurgia e verificar os equipamentos, materiais e medicamentos necessários; Em seguida ao encaminhá-lo a sala de recuperação verificar se todo o protocolo foi realizado e anotar o estado do paciente ao sair da sala de cirurgia. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a implantação desta ferramenta pode-se prevenir complicações e facilitar a comunicação entre os membros da equipe. Para padronizar ações com um protocolo de orientação no intuito de avaliar o processo e mensurar sua implantação minimiza erros que possibilitem os agravos a saúde. Integrar conhecimento e assistência facilita a aplicação desta ferramenta. CONCLUSÃO: Ensejamos que a implantação deste checklist seja responsabilidade de todos que reconheçam a necessidade de trabalhar de forma coesa buscando a valorização do paciente.