Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, DISCUTINDO OS EFEITOS COLATERAIS DO USO DE ANABOLIZANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
FRANCISCO UBALDO DA SILVEIRA NETO (Relator)
JANNÉLIA KESLEY FERNANDES VICTOR DE SOUZA
MARIA NAILDE DE CARVALHO RUFINO
YVES MOREIRA DE FREITAS
ANA RAQUEL DE FIGUEIREDO RÊGO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
(INTRODUÇÃO) O Programa Saúde na Escola promove às crianças e adolescentes, o acesso às práticas de promoção e proteção da saúde e prevenção de doenças. Essas práticas permitem que os sujeitos participem ativamente, contribuindo para as mudanças dos determinantes do processo saúde/doença. Nesta perspectiva foi realizada uma atividade educativa sobre os efeitos colaterais causados pelo uso dos anabolizantes, direcionada aos alunos de uma instituição pública de ensino (OBJETIVO) relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos do 7º período do curso de enfermagem, através do componente curricular Estágio Supervisionado II, em uma de suas ações de educação popular em saúde, na qual foi trabalhada a temática: “Os efeitos colaterais do uso dos anabolizantes”. (METODOLOGIA) Trata-se de um relato de experiência, com caráter descritivo, o qual relata a vivência de uma prática de educação em saúde, realizada em uma escola pública da cidade de Pau dos Ferros/RN. Como estratégia metodológica foi desenvolvida a dinâmica “Homem Bomba” (RESULTADOS) A utilização desta dinâmica nos forneceu resultados bastante positivos, evidenciados pelos constantes questionamentos, interesse e participação dos jovens. No decorrer da atividade conseguimos esclarecer uma série de dúvidas, e ainda conhecer um pouco mais a realidade daquelas pessoas, além deles demonstrarem satisfação e aprendizado na avaliação da atividade. (CONCLUSÃO) A partir da realização desta atividade podemos identificar o quanto é importante para nos como futuros profissionais de saúde o desenvolvimento de estratégias que integrem o saber popular ao saber cientifico, na expectativa de construir novas visões sobre o processo saúde/doença de cada individuo.