Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título AÇÕES EDUCATIVAS DO ENFERMEIRO: DESCONTRUINDO A VISÃO PATOLÓGICA DO CLIMATÉRIO
Autores
JOYCE ALANNA MELO DE OLIVEIRA (Relator)
LUCIANA MARIA BERNARDO NÓBREGA
MANOELLA MIRELLA DA SILVA VIEIRA
MARIA CLARA GALINDO DE OLIVEIRA
PATRÍCIA SIMPLÍCIO DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O climatério é um período de transição entre os anos reprodutivos e não reprodutivos das mulheres, caracterizado por alterações hormonais, metabólicas e psicossociais, que ocorre em média entre 40 e 65 anos. Por se tratar de uma fase de mudanças turbulentas para a maioria das mulheres, acaba sendo entendido e vivido como um período patológico. Temática esta que, ultimamente, tem sido bastante discutida devido ao aumento da expectativa de vida da população. Objetivos: Identificar na literatura os fatores que influenciam a visão patológica do climatério e descrever ações educativas do enfermeiro que contribuam para uma vivência positiva desse período. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, realizada mediante revisão de literatura, por meio das bases de dados Scielo e Lilacs, durante os meses de março a junho de 2015. Foram utilizados os descritores Enfermagem, Climatério e Educação, combinados com o boleano “AND”, em que a busca resultou em 10 artigos. Desses foram selecionados 03 artigos, pois atenderam aos seguintes critérios: artigo na íntegra, publicados a partir de 2010, na língua portuguesa e que atendessem aos objetivos do estudo. Resultados: Atualmente o cuidado prestado às mulheres climatéricas é voltado principalmente para a “patologia” e para a medicalização do corpo, pois o desequilíbrio hormonal pode gerar mudanças que divergem dos padrões de feminilidade socialmente determinados. Os enfermeiros, nesse sentido, podem utilizar estratégias de educação em saúde que resgatem a autonomia das mulheres, apontando meios para o autocuidado como uma alternativa de participação ativa, através de grupos educativos e espaços de escuta nos serviços de saúde. Conclusão: Os referidos métodos educativos incentivam a troca de experiências, oportunizando um espaço para diálogo, troca de informações e orientações. É importante a atuação do enfermeiro como educador em saúde e articulador destes espaços de troca e aprendizado mútuo, devido a sua proximidade com os usuários. Dessa forma, assegura seu compromisso junto às mulheres na desconstrução da visão patológica do climatério.