Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO- RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
KEILA PATRICIA BEZERRA (Relator)
MARIA TATIANA FEITOSA
VANESSA KELLYANNE BEZERRA CAMPELO
MARIA FABIANA CUNHA DE ANDRADE
VANESSA BARRETO BASTOS MENEZES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer do colo de útero é o terceiro mais freqüente na população feminina. É causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papiloma Vírus Humano- HPV. A infecção por esse vírus é muito freqüente e nem sempre causa a doença, mas em alguns casos evolui para o câncer. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma atividade educativa sobre câncer do colo do útero. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa do tipo relato de experiência realizado no primeiro semestre de 2013, em uma Unidade de Atenção Primária a Saúde - UAPS no município de Fortaleza-Ce. A atividade foi realizada por meio de cartazes, entrega de panfletos e explicações sobre o câncer de colo do útero e a importância da realização do exame de papanicolau. Participaram da atividade cerca de dez mulheres em idade fértil que encontravam-se na sala de espera para a realização de consulta ginecológica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade se deu por meio de conversação informal acerca do câncer de colo do útero e o exame preventivo de papanicolau. Percebeu-se que algumas pacientes possuíam pouca informação a respeito do tema, sendo possível esclarecer muitas dúvidas e inclusive diminuir a ansiedade de algumas. Para alguns acadêmicos foi uma experiencia pouco complicada pois enfrentou-se o medo de falar em publico, mas uma experiencia positiva por poder levar o conhecimentos aqueles pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atividade desenvolvida foi de grande importância por proporcionar para as acadêmicas um pouco dessa proximidade com as pacientes e para as ouvintes uma maior conscientização sobre prevenção do câncer de colo uterino. Sugere-se que sejam desenvolvidas mais ações educativas na sala de espera, pois estas proporcionam a troca de experiência e a construção do saber.