Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título GIRO DE CONVERSAS ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA PARAÍBA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LARISSA FERREIRA DE ARAÚJO PAZ (Relator)
RAINE DANYELE VIEIRA DE SOUSA
JENNIFER DE OLIVEIRA ARAÚJO
ANA ARACELE JORDÃO PEREIRA
CARLEISE SANTOS SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, tem cura e seu tratamento é de grande importância para saúde pública devido o alto poder incapacidade. Estima-se que no mundo ocorram cerca de 250.000 novos casos de hanseníase no ano e no Brasil notifica-se aproximadamente 47.000 novos casos a cada ano. O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem, inclusive, evoluir para deformidades, aumentando o preconceito e dificuldade de adesão à terapia medicamentosa. A fim de prevenir sequelas nos pacientes o uso de práticas educativas, tem sido um recurso eficaz na transformação de práticas inadequadas e na desconstrução de estigmas e estereótipos. OBJETIVO: Relatar a experiência de um grupo de estudantes envolvidos em um projeto de extensão sobre Hanseníase durante a realização de rodas de conversa com outros acadêmicos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, realizado no Auditório I do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFCG, durante atividades do Componente Curricular Saúde do Adulto I. Reunimos os alunos do sexto período de Enfermagem e realizamos rodas de conversa com duração de 40 minutos, sobre as Incapacidades causadas pelo tratamento inadequado ou tardio da Hanseníase, orientando-os em cada encontro sobre as formas de prevenção, de avaliação e detecção das incapacidades, de tratamento e da reabilitação desses pacientes. RESULTADOS: As rodas de conversas representaram um momento de importante aprendizado aos alunos que demonstraram interesse pelo tema realizando muitos questionamentos, principalmente em relação ao preconceito, ao estigma e as deformidades causadas pela reabsorção tecidual. Após as conversas os estudantes foram incentivados a reproduzir o exame dermatoneurológico, avaliando a sensibilidade de mãos, pés e olhos de outros colegas de turma como mecanismo de fixação do conteúdo passado, evidenciando a eficácia das ações educativas. CONCLUSÃO: Vivenciando esta experiência, pudemos reforçar a importância da educação em saúde para a enfermagem. Através dessas ações educativas extra sala de aula há um dinamismo que aumenta o interesse dos alunos pelo tema, favorecem o aprendizado, tornando-os possíveis transformadores de práticas antigas e consequentemente contribuindo positivamente para o processo de recuperação da saúde dos portadores da doença.