Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título APRENDENDO A APRENDER A ENVELHECER: ESPAÇO DE VIVÊNCIAS E DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS
Autores
ANA SANTANA DOS SANTOS OLIVEIRA (Relator)
KAIO DAKSON DA SILVA
CINTHIA NARA ALVES
ERIKA MARIA FERNANDES DE MEDEIROS ROCHA
REGINA FATIMA NOGUEIRA DE CARVALHO DIAS
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: O presente estudo apresenta um relato de experiência acerca de uma atividade extensionista desenvolvida pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN – Campus Caicó-RN, junto aos idosos cadastrados nas Unidades de Saúde da área de abrangência do entorno da universidade. Objetiva relatar a experiência com o grupo de idosos “Aprendendo a aprender a envelhecer: espaço de vivências e diálogos intergeracionais” e mostrar a importância do grupo para envelhecimento ativo e uma melhor qualidade de vida dos idosos. METODOLOGIA: Trata-se de uma vivência enquanto acadêmica com o grupo de extensão de idosos do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do município de Caicó/RN, utilizando-se de métodos ativos como dinâmicas, conversas, atividades de lazer, danças, além de discussão de temas relevantes a saúde do idoso. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Resultou na troca de experiências e aprendizagens significativas nos encontros intergeracionais, permitindo a autopercepção do estudante sobre o envelhecimento, a compreensão da problemática na sociedade, a cooperação e a participação social, com vistas a estimular e promover um envelhecimento saudável e resgatar a cidadania do idoso e da criação de uma sene cultura. CONCLUSÃO: Conclui-se reconhecendo a importância do projeto em tela e das atividades realizadas para a formação do enfermeiro, além de que atividades deste cunho são espaços privilegiados para o estabelecimento de vínculos afetivos, interação social e principalmente para a promoção do envelhecimento ativo e saudável.