Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PLANTAS TÓXICAS E MEDICINAIS: UM ALERTA DA ENFERMAGEM PARA OS FUTUROS EDUCADORES
Autores
KARYANNA ALVES DE ALENCAR ROCHA (Relator)
MAYRLA DE SOUSA COUTINHO
FAGNER ARRUDA DE LIMA
MARIA JANIELLY DE OLIVEIRA COSTA
CRISTINA RUAN FERREIRA DE ARAUJO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As plantas ornamentais são aquelas capazes de despertar estímulos derivados de suas características específicas tais como: cor, textura, forma, dentre outras. Muitas dessas plantas são caracterizadas também como plantas tóxicas, por apresentarem substâncias capazes de causar diversas alterações orgânicas que, em casos extremos, podem causar significativos transtornos e levar a óbito, principalmente em crianças e animais. Com o processo de urbanização, a educação dos mais jovens deixou de ser de responsabilidade dos familiares mais velhos e passou a ser mediada por instituições específicas, como a escola. A cada dez casos de intoxicação por plantas no Brasil, dentre estas, as por plantas ornamentais, seis são de crianças menores de nove anos, sendo 80% desses não intencionais. Proporcionar o contato acadêmico da enfermagem com a população educadora, orientar quanto à utilização de plantas em residências e escolas, e auxilar na educação para prevenir a intoxicação acidental por plantas torna-se de extrema importância o papel do enfermeiro(a). OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada por meio de discussões a cerca do conhecimento sobre plantas ornamentais, tóxicas e medicinais entre alunos do curso de Pedagogia da UFCG. METODOLOGIA: Relato de experiência construído a partir de uma ação extensionista de metodologia pesquisa-ação, realizada por meio de encontros semanais no período de abril à maio de 2015. RESULTADOS: Notou-se um conhecimento superficial entre os discentes, visto às medidas mediatas para à toxicidade de plantas ornamentais muito comumente encontradas nas escolas. Foram sanadas dúvidas e esclarecimentos a cerca de mitos quanto aos cuidados de intoxicação e identificação de plantas com possíveis efeitos tóxicos. Passados cuidados adequados e orientações a serem dadas às crianças. Torna-se imprescindível a formação de multiplicadores desse conhecimento, para que através das crianças possam ser passados para a comunidade. Cabe a nós, discentes de enfermagem, termos o papel de sermos facilitadores da transmissão desse conhecimento. CONCLUSÃO: Conscientizar os futuros educadores por meio da conhecimento a respeito do potencial de toxidade de algumas plantas e orientar quanto as medidas preventivas e mediatas em caso de contato ou ingestão, é fundamental para se evitar acidentes ou diminuir os possíveis efeitos tóxicos, em especial, com as crianças.