Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título DOCENTES DE ENFERMAGEM E AS DIFICULDADES AO UTILIZAR A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
Autores
TALITA ARAUJO DE SOUZA (Relator)
BRUNO BEZERRA DO NASCIMENTO
ESTER MISSIAS VILLAVERDE ANTAS
KAMILA NETHIELLY SOUZA LEITE
SHEILA DA COSTA RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: É importante destacar que, a utilização de recursos computacionais como ferramenta efetiva no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitos docentes e estudantes se mostram ainda resistentes quanto ao emprego desses recursos, pois para poderem utilizá-los são necessárias algumas habilidades básicas sobre informática, o que pode tornar-se um empecilho para os avessos à tecnologia computacional, que está em constante transformação1. Objetivo: Mostrar as dificuldades que os docentes de enfermagem encontram para utilizar a TIC. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, orientada pela Teoria Fundamentada nos Dados2, realizado na Universidade Federal da Paraíba, com os docentes de enfermagem, sob CAAE nº 11625313.5.0000.5188. Resultados: Os docentes apresentam resistência para utilizar a tecnologia da informação e comunicação no processo educativo. A seguir alguns fragmentos de falas dos docentes a respeito dessa resistência em utilizar a TIC no ensino-aprendizagem: [...] Gostaria que a universidade oferecesse mais cursos para que a gente possa se instrumentalizar melhor e utilizar esse potencial a TIC em toda sua plenitude (P.6). [...] Lógico que a gente percebe, principalmente os docentes que estão há mais tempo na universidade uma resistência muito grande e um pouco de medo, porque muitas vezes o estudante acaba trazendo informações para a gente que ainda não tivemos acesso a essa informação, então, pela facilidade que os jovens têm em lidar com várias tecnologias, eles descobrem antes de nós, trazendo a informação e a gente é que vai buscar se aprofundar (P.5). Nota-se que, os docentes mostraram que há necessidade de investimentos na área pedagógica e que desejam se inserir nesse mundo tecnológico, apesar de alguns que são professores com mais de 15 anos de formação e experiência sentem-se resistentes devido o recurso da internet facilitar o acesso ao conhecimento pelo estudante e estes muitas vezes chegam na sala de aula e mostram que sabem algo novo que o professor ainda não tinha tido acesso3. Conclusão: Apesar das dificuldades expostas os recursos tecnológicos permitem uma construção do ensino mais crítico-reflexivo entre estudantes/professores.