Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ANJOS DA ENFERMAGEM EM RORAIMA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS E VIVÊNCIA DOS VOLUNTÁRIOS
Autores
VITÓRIA CRUZ LANA (Relator)
LANNA JENIFFER SILVA RODRIGUES
CELIANE PEREIRA DA SILVA
NATHÁLIA FAÍZA MOURA DOS SANTOS
CINTIA FREITAS CASIMIRO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O programa Anjos da Enfermagem é parte dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Anjos da Enfermagem em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem e Conselhos Regionais de Enfermagem. É o maior projeto de responsabilidade social da enfermagem brasileira, e têm por missão promover educação em saúde, e humanização da assistência, além da formação técnico-cientifica, estímulo ao exercício da cidadania e solidariedade de vários estudantes e profissionais da enfermagem, em todo o país. Trabalha com voluntários acadêmicos de enfermagem por meio de sete estratégias: contação de histórias, arte com desenhos, arte com balões, pintura, jogos, musicoterapia e mágica. OBJETIVO: Relatar a experiência de voluntárias do projeto Anjos da Enfermagem no estado de Roraima sobre as estratégias utilizadas em um hospital e a influência deste em suas vidas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado a partir da vivência de quatro acadêmicas voluntárias do projeto Anjos da Enfermagem do Núcleo Roraima, no período de outubro a dezembro de 2014, em visitas realizadas semanalmente em um hospital infantil. RESULTADOS: Percebeu-se que durante as visitas realizadas às crianças hospitalizadas, que as estratégias propostas promoviam uma maior participação destas. Foram abordados ludicamente temas relevantes para a população local em que houve aquisição de valores e crenças, por parte das crianças, modificando seus comportamentos, contribuindo para o alívio do estresse, e melhoria do ambiente. Já para os voluntários as atividades desenvolvidas apresentam grande repercussão na formação do futuro enfermeiro, visto que estimula a criatividade, humanização, exercício da comunicação terapêutica, além de incentivo a pesquisa. CONCLUSÃO: O programa oportuniza a prática do bem e reconhece o verdadeiro sentido do cuidar, o respeito as diversidades culturais, a ajuda ao próximo. Deste modo, o lúdico torna-se a ferramenta indispensável para atender a perspectiva de humanização e educação em saúde, tornando o hospital um espaço de acesso e manipulação de conteúdos diversos, permitindo, assim, a modificação da realidade e de valores socioculturais. Além de promover benefícios para a criança, acompanhantes e profissionais da saúde, estimula ao acadêmico de enfermagem, a necessidade de buscar estratégias para se promover acolhimento, escuta, humanizar a assistência em saúde.