Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÕES DO MONITOR PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOYCIMARA DA SILVA SALES DE MEDEIROS (Relator)
JOYCIMARA DA SILVA SALES DE MEDEIROS
SHIRLEÍZE MARIANE PEREIRA SANTOS
DAÍSY VIEIRA DE ARAÚJO
FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação dos futuros enfermeiros por meio de metodologias ativas de ensino, articulação teoria e prática e simulação de situações reais do cotidiano do enfermeiro. OBJETIVO: O presente trabalho visa descrever a experiência de discentes do 6º. período, do curso de Enfermagem, como monitores do componente Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem vinculado à FACISA/UFRN. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de monitores no desenvolvimento do projeto de ensino intitulado “Educador e Educando: promovendo qualidade no ensino de enfermagem na FACISA/UFRN”. As atividades ocorreram no semestre 2015.1 para alunos regularmente matriculados no 4º. período. Para fundamentar este trabalho realizou-se pesquisa bibliográfica na busca de artigos sobre a monitoria e a formação acadêmica. RESULTADOS: As alunas monitoras tiveram uma carga horária de 12 horas semanais distribuídas em: planejamento das aulas demonstrativas e práticas com professores do componente; preparação do laboratório de habilidades para as aulas e provas práticas, assim como auxiliaram os professores nas provas; orientação dos discentes de acordo com cronograma e plano de curso do componente; participação na elaboração do plano de curso e nas atividades práticas ocorridas nos cenários reais. CONCLUSÃO: A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior excede o caráter de obtenção de um título, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e na relação interpessoal de troca de conhecimentos entre docentes e discentes monitores. Diz respeito a uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las. Uma atividade como a monitoria propicia ao acadêmico a oportunidade de ser inserido na rotina da vida acadêmica.