Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE EM SAÚDE
Autores
THAIS LOPES DO AMARAL UCHÔA (Relator)
MILENA GISELLE SOUSA DE ALMEIDA
ANDREIA PESSOA DA CRUZ
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica constitui-se em uma proposta que auxilia o professor em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo pedagógico, ao mesmo tempo em que proporciona ao aluno a experiência de ampliar seu conhecimento, despertando o interesse para a docência e desenvolvendo habilidades e aptidões no campo do ensino. Objetivo: Este trabalho pretende demonstrar a importância dos projetos de monitoria desenvolvidos pela universidade, na formação de acadêmicos na área da saúde que desejam seguir a carreira docente, através da visão acadêmica de um monitor. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no período de Janeiro a Julho de 2015, no decorrer da experiência como bolsista de monitoria em introdução à enfermagem, sob a tutoria de uma enfermeira e docente na Universidade Federal do Pará. Resultados: No decorrer do período descrito, os monitores sob a orientação da professora responsável pelo projeto de monitoria, puderam participar de todo o processo pedagógico da disciplina, desde o planejamento das atividades, até as avaliações e práticas hospitalares, nesse processo incluíram-se: monitorar aulas práticas, auxiliar o professor na ministração de aulas teóricas, além de auxiliar nas avaliações e processo de aprendizagem, podendo exercitar sua criatividade baseados nos ensinamentos científicos aprendidos, também aprendendo as concepções e valores por meio de cada atividade que era aplicada, e sua contribuição para o resultado final na construção do saber dos alunos. Além disso, a experiência em sala de aula e nos campos de prática traz mais domínio tanto da teoria como na prática, por meio disso o aluno consegue adquirir uma visão crítica sobre a docência, tendo ciência de todos os seus benefícios e também de suas responsabilidades e dificuldades. Conclusão: Exercer a monitoria permite ao aluno criar metodologias que contribuam para o processo de aprendizagem, proporcionando uma oportunidade para os monitores de desenvolverem habilidades para a prática pedagógica, além de aumentarem o seu conhecimento, fatores que serão de extrema utilidade para o futuro exercício da docência.