Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ANÁLISE DO PERFIL DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO ATENDIDAS NAS UNIDADES DE URGÊNCIA DE OLINDA
Autores
MARIA RAMONA DA PENHA CARVALHO (Relator)
ADELMO ANDRADE
JULIO CÉSAS GOUVEIA
MILENA ANDERE
BETISE MERY ALENCAR S.M. FURTADO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública e são responsáveis, entre as causas externas, pelo maior número de internação e óbitos, gerando perdas materiais, altos custos sociais, despesas previdenciárias e grande sofrimento para as vítimas e seus familiares. Diante desta situação, o grupo de estudos do PET-SAÚDE- Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde -UPE dedicou-se estudar a rede de assistência às emergências por acidentes de trânsito no município de Olinda/PE. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos acidentes de trânsito com vítimas atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco-CBMPE e Unidades de atendimento de Urgência no município de Olinda/PE. Trata-se de um estudo transversal de cunho censitário. A população do estudo foi representada por todas as vítimas atendidas no município de Olinda pelo SAMU, CBMPE, UPA-Unidade de Pronto Atendimento e SPA-Pronto Socorro de Olinda, classificadas como acidente de trânsito, no período de julho a dezembro de 2012. Os dados foram coletados nos prontuários nas unidades estudadas e para caracterização do perfil epidemiológico das vítimas, utilizou as variáveis: sexo, idade, cor/raça, estado civil, escolaridade, ocupação, hora do atendimento, local e tipo de ocorrência. Para caracterizar o perfil clínico, foram coletadas as variáveis: área da lesão e gravidade da vítima (ECG-Escala de Coma de Glasgow como parâmetro), e também foi coletado o itinerário que a vítima percorreu a fim de definir o fluxo dentro da rede. Por meio da análise dos dados identificou que 74,84% foram do sexo masculino, 38,86% na faixa etária de 19 a 29 anos, o horário de maior pico de atendimento foi de 18 às 24h, a frequencia de atendimentos durante os dias da semana variaram de 11 a 15%, sendo o domingo o dia mais movimentado. Os acidentes envolvendo motocicletas apresentou um percentual de 72,22%, sendo a colisão a de maior frequencia representando 46,26%, dentre esse 51,63% eram condutores e 46% desses acidentados tiveram os membros afetados. Quanto à gravidade das vítimas não foi possível avaliar devido à ausência do valor da ECG em 77% das fichas analisadas. Assim, observa-se que os acidentes com motocicletas ocupam lugar de destaque por ser causadores de lesões graves, incapacidades, sequelas e em alguns casos a morte, principalmente, em indivíduos jovens, exigindo a adoção de medidas preventivas na tentativa de minimizá-los.