Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇAO INFANTIL EM COMBATE AO RACISMO SOB A ÓTICA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
MARIA ODETE DE QUEIROZ LIMA TAVARES (Relator)
DANIELLE DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
ANTONIO ALAN DE SOUZA GOMES
VANDA CELIA MATOS MENESES
ISABELLA LIMA BARBOSA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O racismo causa impactos danosos do ponto de vista psicológico e social gerando um sentimento de desvantagem por pertencer a determinada etnia (UNICEF). A discriminação é gerada a partir dos modelos oferecidos pela sociedade a qual as crianças estão expostas, problema agravado quando não se há um trabalho acerca do assunto pelos familiares e até pelos próprios educadores. Diante disso, percebe-se a importância de educação infantil frente ao problema. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem durante a realização de uma atividade de educação infantil promovendo o combate ao racismo durante o Programa de Extensão em Saúde Coletiva Bons Vizinhos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência realizado no projeto de extensão bons vizinhos realizou-se uma ação educativa com aproximadamente 20 crianças, variando a faixa etária entre 4 a 10 anos, moradoras de uma comunidade de Fortaleza- CE durante o mês de junho de 2015. O exemplo escolhido para se trabalhar nesta ação de forma lúdica foi a utilização do lápis “cor de pele”. Inicialmente solicitamos que as mesmas desenhassem um boneco que as representassem e pitassem-no com o lápis referido, posteriormente as crianças foram indagadas sobre se somente aquele lápis representava a cor da sua pele. Os dados foram analisadas mediante referencial teórico. RESULTADOS: Evidenciou-se nas crianças um sentimento de instigação acerca do próprio reconhecimento da sua etnia, trazendo a margem o problema da hegemonia ainda imposta em alguns padrões na sociedade. Mas ao seguir com a abordagem, no final, as crianças puderam compreender a existência das diversidades étnicas e entender que todas possuem seu valor igual. CONCLUSÃO: O fato de se trabalhar desde cedo a valorização das etnias traz à tona uma possibilidade de mudança deste cenário, além de trabalhar questões como o respeito as diferenças dos demais. Os resultados também possibilitaram a aquisição de experiência na lida com crianças interligando o saber científico com o popular o que certamente refletirá positivamente na nossa prática profissional futuramente.