Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título MÍDIA EDUCATIVA NO ENSINO EM OFTALMOLOGIA
Autores
JÉSSIKA ROBERTA FIRME DE MOURA SANTOS (Relator)
RÁVIDA DA ROCHA LIMA SILVA
LEANDRO DA SILVA PEREIRA
JOCENARA FIRME DE MOURA SANTOS
MARIA ALZETE DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: Defende-se a ideia de que tecnologias educativas devem ser incorporadas nas práticas de saúde, potencializando as pessoas para o autocuidado. A aplicação do autoexame não requer treinamento e esforço para obter espaço e uso de equipamento sofisticado. OBJETIVO: Caracterizar o desempenho dos acadêmicos na realização do autoexame ocular com a triagem oftalmológica realizada pelo pesquisador. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de avaliação sobre o uso de uma cartilha na forma digital. A pesquisa foi realizada no período de setembro a outubro de 2014 em uma Universidade Pública do Piauí, com 324 alunos regularmente matriculados e escolhidos de forma aleatória. A coleta de dados foi dividida em: abordagem dos alunos, solicitação de anuência, acesso à internet e realização do autoexame ocular. Foi disponibilizado um computador com acesso a internet, a fim de acessar a cartilha (www.labcomsaude.ufc.br) e um kit contendo todo o material necessário. A coleta contou com uma equipe de pesquisadores capacitados quanto ao uso do instrumento e à técnica do exame ocular, por uma enfermeira sendo a responsável técnica pela elaboração e execução do projeto e do grupo de pesquisa Educação em Saúde. Os dados foram digitados no Microsoft Excel 2007 e submetidos à análise pelo software SPSS versão 19.0, para medir o grau de concordância entre os resultados, foi realizado o teste Kappa (nível de significância de 5% e p-valor de 0,05). Para verificar a relação entre o seguimento dos passos no autoexame, utilizou-se teste de Qui-quadrado e seguiu-se as recomendações éticas propostas pela Resolução 466/12. RESULTADOS: A acuidade visual para longe apresentou-se com chance de erro de interpretação. Os exames da pálpebra, cílios, córnea e íris obtiveram índice de concordância perfeita, exceto o exame da pálpebra do olho esquerdo. O movimento ocular obteve um índice superior a 0,4. A avaliação do campo visual, os resultados mostraram nível de concordância de razoável à regular. A acuidade visual para perto e avaliação do campo visual na visão periférica refere-se razoável e boa para os exames de acuidade visual para longe, reação pupilar e movimento ocular. Evidencia a necessidade de ser revisto o posicionamento correto da escala de Snellen. CONCLUSÃO: É nítida a importância de ações educativas e preventivas para prestar orientação aos acadêmicos, como também implementar ações estratégicas visando promover a autonomia do indivíduo e coletividade sobre a saúde ocular.