Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E ATITUDES SEXUAIS DE ADOLESCENTES ESCOLARES: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA
Autores
MICHELLY CAROLINY DE OLIVEIRA RODRIGUES (Relator)
BRUNA DE SOUZA BUARQUE
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: : A vida sexual está diretamente relacionada à maneira pelo qual os valores e práticas sociais são aceitos e incorporados pelas pessoas de diferentes culturas que coexistem na sociedade. As barreiras e preconceitos ainda existem quando o assunto está relacionado à sexualidade, sendo assim ainda existem pessoas despreparadas para lidar com este tema, tendo em vista que na maioria das sociedades ainda é considerado um tabu. (MELO, SANTANA 2014). Nos últimos anos houve um crescimento do número de diagnósticos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) entre adolescentes. Embora a sexualidade esteja presente em todas as fases da vida, os profissionais de saúde atentam para os adolescentes como um público de maior risco. (MELO, SANTANA 2014). No entanto, os conceitos sobre sexualidade precisam ser questionados desde a vida acadêmica, pois mesmo transmitindo conhecimentos sobre temas relacionados ao planejamento familiar e prevenção de DST, muitos estudantes de saúde têm sido vítimas deste contexto (CAMARGO & FERRARI, 2009). Neste sentido, foi realizada uma intervenção educativa na perspectiva de fornecer maiores informações sobre sexualidade, atitudes e práticas sexuais seguras aos adolescentes do ensino fundamental de uma escola pública do Recife. Objetivo: Descrever o trabalho realizado através do relato de experiência para ampliar o conhecimento em relação à temática da sexualidade entre os adolescentes. Metodologia: Estudo descritivo, que relata a experiência de estudantes de Enfermagem em uma intervenção educativa pela disciplina de Saúde Sexual da UFPE, na Escola Professor Cândido Duarte, situada no bairro da Várzea, Recife –PE, mediante autorização da diretora e professora da turma. Utilizou-se como metodologia de trabalho a forma expositiva, abordando alguns temas pertinentes, com a ajuda de um projetor de multimídia e a partir disso respondendo a dúvidas. Resultados: Durante a intervenção os alunos mostraram-se bastante interessados e participativos, no entanto, o conhecimento prévio sobre o assunto era deficiente. Ao final do trabalho, os alunos puderam debater sobre os temas, demonstrando mais segurança, além disso, responderam a um questionário final para avaliação do trabalho. Conclusão: A atividade realizada mostrou-se eficiente e comprovada ao final da intervenção. O trabalho reforça a importância da educação sexual para escolares na conscientização dos adolescentes quanto às práticas sexuais e seus riscos.